O ano de 2023 representa um marco histórico para a FAS. Como resultado de um processo competitivo, fomos selecionados como agência implementadora de dois grandes programas para a Amazônia financiados pelos Governos da Alemanha e da Grã-Bretanha. O Programa Floresta em Pé (inicialmente chamado de Fundo Floresta) envolverá o apoio aos governos estaduais do Amazonas e Pará, e o Programa Pioneiro do REDD (REM, em Inglês) apoiará o governo de Mato Grosso. Em ambos os programas, a FAS vai contribuir para a redução do desmatamento, fomento à bioeconomia e melhoria da governança ambiental.
No ano em que celebramos 15 anos de história, atualizamos nosso planejamento estratégico 2030, mirando um futuro consistente em nosso propósito de uma Amazônia viva e com prosperidade. Com o apoio da Bain & Company, o planejamento já gera efeitos positivos, percebidos no aprimoramento de nossa cultura institucional e da sinergia entre todas as áreas da FAS com foco na sustentabilidade financeira.
O Relatório de Atividades 2023 apresenta um retrato do fazer sensível e sistêmico da FAS, que se traduz em resultados concretos, da educação à conservação ambiental. (Confira a nossa publicação). Destacamos a implementação do Programa Guardiões da Floresta, política pública do estado do Amazonas que atualiza e expande o histórico Programa Bolsa Floresta. Esse novo programa já beneficiou, até o momento, 11.535 famílias, chegando a 591 comunidades e localidades em 28 Unidades de Conservação no estado. Nossos feitos para a Amazônia ecoam e acumulam prestígio nacional e internacional. Em 2023, tivemos a honra de representar o Brasil como a única organização do país entre as três finalistas do renomado Prêmio Zayed de Sustentabilidade na categoria “Ação Climática”.
Tantos fazimentos e reconhecimentos só se concretizam em realidade com a colaboração inestimável da nossa rede de parcerias e nossa equipe. Concluímos mais um exitoso ciclo do Conselho de Administração, marcado por oito anos da competente condução de Benjamin Sicsú e Neliton Marques. A eles, toda a nossa gratidão. Iniciamos 2024 com a eleição de Luiz Furlan e Izolena Garrido para o próximo ciclo do Conselho, junto com um corpo renovado de conselheiras e conselheiros, que vão fortalecer ainda mais a gestão estratégica da fundação. Assim, reforçamos nosso compromisso com a Amazônia, sua biodiversidade e povos, rumo a um futuro sustentável.
Virgilio Viana – Superintendente-geral da FAS
Benjamin Sicsú – Presidente do Conselho de Administração (2017-2023)
Neliton Marques – Vice-Presidente do Conselho de Administração (2017-2023)
Luiz Furlan – Presidente do Conselho de Administração (2024-2027)
Izolena Garrido – Vice-presidente do Conselho de Administração (2024-2027)