Bolsa Floresta Associação resgata a importância do associativismo - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Bolsa Floresta Associação resgata a importância do associativismo

Bolsa Floresta Associação resgata a importância do associativismo
outubro 31, 2012 FAS

Bolsa Floresta Associação resgata a importância do associativismo

31/10/2012

Na palestra sobre Bolsa Floresta Associação, desta terça-feira, dia 30, o coordenador institucional da FAS, Francisco Ademar resgatou a importância do associativismo para o sucesso da coletividade. Ele demonstrou a importância da capilaridade das associações na articulação de novas parcerias e na obtenção de vantagens estratégicas para as bases comunitárias, especialmente aquelas relacionadas às políticas pUblicas.

Ao longo do debate foram observados pontos de convergência importantes para o empoderamento das associações, tais como a necessidade de contratação de um contador para apoiar a prestação de contas e a manutenção das certidões negativas, como ainda declarações de imposto de renda.

Esta análise comprovou a importância de prever recursos para garantir a contratação de um contador para total regularidade das associações. Na discussão, ocorreu a proposta que um Unico contador seja contratado, em Manaus, para acompanhar as associações e a cada mês, uma dessas instituições faça o pagamento dos honorários. No mês de novembro, serão discutidos os investimentos e os convênios que poderão prever esta ação.

Foram discutidos aspectos relacionados ao papel da associação na representação dos comunitários, mesmo aqueles que estão inadimplentes.  O presidente da Associação das Comunidades Sustentáveis da RDS do Rio Negro (ACSRN), José Roberto Nascimento da Silva destacou a necessidade de estabelecer alternativa de estímulo às novas adesões e melhoria dos índices de inadimplência.

A coordenadora geral do Programa Bolsa Floresta, Valcléia Solidade sugeriu que no próximo Encontro de Lideranças seja previsto um espaço para aprofundar ainda mais essas discussões.