Bolsa Floresta entrega investimentos na RDS Uatumã - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Bolsa Floresta entrega investimentos na RDS Uatumã

Bolsa Floresta entrega investimentos na RDS Uatumã
agosto 14, 2013 FAS

Bolsa Floresta entrega investimentos na RDS Uatumã

14/08/2013

O Programa Bolsa Floresta (PBF) inicia nesta semana a entrega de equipamentos para projetos de renda na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã. Um total de 15 comunidades receberão investimentos para projetos que vão do roçado à piscicultura, no convênio 2013 do programa. Também serão trocados cartões do componente Familiar em 20 comunidades atendidas na reserva. 

Dois projetos de piscicultura (manejo de pescado) serão implementados nas comunidades Bela Vista e Jacarequara, incentivados com a entrega de cinco tanques-rede de 10 m³ cada. Além disso, três projetos já iniciados anteriormente pelo Bolsa Floresta receberão acompanhamento, nas comunidades de Santa Helena do Abacate, Livramento e São Benedito.

Como alternativa para geração de renda pela comercialização de frangos nas comunidades, serão contempladas com telas, redes e pregos as comunidades Santa Helena do Abacate e Santa Luzia do Caranatuba. Também já implementado pelo PBF, será acompanhado o aviário na comunidade Caioé Grande. Também serão incentivados três projetos de suinocultura, nas comunidades do Amaro, Ararinha e Santa Luzia do Caranatuba.

Uma parceria entre o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) e FAS ministrará capacitação voltada ao manejo de aves na reserva, entre os dias 19 e 25 de agosto, no NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) do Uatumã. A ação é gratuita e aberta a todos os comunitários da reserva.

Agricultura familiar

O PBF também incentivará projetos de agricultura familiar nas comunidades no Uatumã. Serão entregues roçadeiras, bombas dâ??água e tubulação para irrigação dos roçados e casas das comunidades Deus Ajude o Boto e Manaaim.

Um Grupo Gerador de 30 KVA alimentará as casas da comunidade Cesareia, fomentando a produção de polpas regionais como a do Açaí e Cupuaçu. A comunidade São Francisco do Caribi também ganhará uma nova despolpadeira e caixa para armazenamento das polpas.

Para o escoamento da produção, pelo Rio Uatumã, serão entregues um motor de 22hp à comunidade Caioé Grande e um motor de 15 hp à comunidade São Benedito.

Embarcam na missão os assistentes de mobilização Alexandre Barbosa, Gracilete Auzier e o assistente de projetos Adamilton Bentes.

“São projetos que envolvem bastante os comunitários, pois fortalecem a cadeia produtiva tradicional, escolhidas e elencadas por eles. O processo de decisão participativa envolvem os comunitários e influencia no sucesso desses projetos, ressalta Alexandre.

Bolsa Floresta na RDS Uatumã

A RDS Uatumã é uma das 15 Unidades de Conservação (UCs) atendidas pelo Bolsa Floresta. Ao todo, são 20 comunidades atendidas e 394 famílias beneficiadas pela iniciativa. Somente nessa reserva são mais de 1,4 mil pessoas beneficiadas diretamente pelo PBF. Confira nossa página  de transparência!