Bolsa Floresta incentiva geração de renda na RDS Rio Negro : FAS Amazônia
20/12/2011
Outros

Bolsa Floresta incentiva geração de renda na RDS Rio Negro


As comunidades de São Francisco do Bujarú, Nossa Senhora de Fátima, Carão e Santo Antônio receberam incentivos do componente Renda do Programa Bolsa Floresta (PBF). Entre os dias 7 e 9 de dezembro foram entregues cerca de oito toneladas de ração, 1.600 aves, além de equipamentos para a construção de aviários de 250 m2. A ação é uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), através da Regional Negro-Amazonas. Os investimentos beneficiarão 39 famílias, que participaram ativamente dos debates pré-investimento. 

Após receberem formação, comunitários podem gerenciar própria criação de aves (FAS)

A expectativa é favorecer a geração de renda através da comercialização de frangos e ovos, incrementando ainda a merenda escolar comunitária. Com os resíduos produzidos durante a criação, poderá ser incentivada na região a compostagem natural, como um incentivo para as roças familiares de pequena escala. O retorno da atividade deverá ser garantido em seis meses.

O componente Renda do PBF investe por ano cerca de R$ 140 mil na promoção de iniciativas sustentáveis no Amazonas, como a avicultura. Se somados todos os outros componentes do Bolsa Floresta, são beneficiadas 32 mil pessoas em todo Estado.

Localização da RDS Rio Negro, uma das UCs contempladas com o projeto