Brasil provará açaí da RDS Uacari no novo Del Valle Reserva Açaí+Banana - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Brasil provará açaí da RDS Uacari no novo Del Valle Reserva Açaí+Banana

Brasil provará açaí da RDS Uacari no novo Del Valle Reserva Açaí+Banana
setembro 18, 2013 FAS

Brasil provará açaí da RDS Uacari no novo Del Valle Reserva Açaí+Banana

18/09/2013

Foi lançado na Ultima terça-feira (17) a bebida Del Valle Reserva Açaí+Banana, no Salão Rio Solimões do Centro Cultural Palácio Rio Negro, em evento que contou com a presença do superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, do presidente da Coca-Cola Brazil, Xiemar ZarazUa, do Governador do Amazonas, Omar Aziz e de celebridades, como as atrizes Christiane Torlone e Luiza Brunet.
A nova bebida é um produto Coca-Cola, desenvolvido a partir de um projeto inovador, que pretende valorizar a cadeia produtiva do açaí produzido em comunidades extrativistas do Amazonas. A ocasião também serviu de lançamento do projeto Coletivo Floresta, que se desenvolverá em parceria com essas comunidades e instituições, por meio de capacitações voltadas ao empoderamento das comunidades, a assistência técnica e a promoção de uma cadeia de preço justo.
No primeiro ano, a expectativa é impactar diretamente 600 famílias extrativistas e, indiretamente, 1.200, em cerca de 50 comunidades. O projeto será desenvolvido inicialmente nos municípios de Manacapuru e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, uma das Unidades de Conservação (UCs) atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF).

Lançamento na RDS Uacari

O projeto foi lançado na reserva no início de setembro, em evento realizado no NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Bauana, construído na margem direita do Rio Juruá.
Estiveram na ação o superintendente técnico-científico da FAS, João Tezza, a vice-presidente da Coca-Cola Brasil e diretora do Instituto Coca-Cola, Cláudia Lourenço, o superintente regional do trabalho, Dermilson Chagas, o tesoureiro do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Manoel Cunha, além de representantes do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), do Instituto de Desenvolvimento Agroextrativista e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).
Também participaram do evento o prefeito de Carauari, Francisco Costa, além da Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc), da Associação de Moradores da RDS Uacari (Amaru), da Associação de Moradores da Comunidade Nova Esperança (ANE), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carauari e do Grupo de Jovens das Reservas do Uacari e Médio Juruá.
Participaram da iniciativa representantes de 46 comunidades do município de Carauari. O projeto se desenvolverá em parceria com essas comunidades e instituições, por meio de capacitações voltadas ao empreendedorismo e fortalecimento comunitário.

RDS Uacari

A RDS Uacari é uma das 15 Unidades de Conservação (UCs) apoiadas pelo Bolsa Floresta, que incentiva a geração de renda ribeirinha. Na reserva, são apoiadas atividades como a produção do açaí e o manejo do pirarucu, em um processo de decisão que envolve diretamente os comunitários. Saiba mais!