British Council e Fundação Amazonas Sustentável anunciam Chamada do Programa Institutional Links em Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

British Council e Fundação Amazonas Sustentável anunciam Chamada do Programa Institutional Links em Manaus

British Council e Fundação Amazonas Sustentável anunciam Chamada do Programa Institutional Links em Manaus
abril 12, 2016 FAS

British Council e Fundação Amazonas Sustentável anunciam Chamada do Programa Institutional Links em Manaus

12/04/2016

Foi lançada nesta segunda-feira (11) a chamada do programa Institutional Links na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em Manaus, com a presença do Conselheiro-chefe para Assuntos Científicos do Governo do Reino Unido, professor Sir Mark Walport. O Institutional Links, financiado pelo Fundo Newton, visa estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos). O programa é realizado em parceria com a Schneider Electric e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A chamada selecionará propostas que promovam a troca de conhecimentos científicos e acadêmicos entre pesquisadores brasileiros, britânicos e a comunidade, para buscarem soluções de desenvolvimento sustentável para comunidades isoladas da Amazônia, que poderão ser aplicadas em outros ecossistemas megadiversos. O edital deve ser lançado no próximo dia 18 de abril.

Sobre o Fundo Newton

O Fundo Newton é uma iniciativa do Governo Britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico de 15 países parceiros por meio de pesquisa, ciência e tecnologia. Lançado em 2014 e contando inicialmente com um orçamento de 75 milhões libras até 2019, o Fundo Newton atua em três grandes áreas: capacitação de pessoas em ciência e inovação; colaboração em pesquisas acadêmicas sobre temas de desenvolvimento; transferência de conhecimento para a criação de soluções colaborativas para desafios de desenvolvimento e inovação. Em 2015, o Governo do Reino Unido prorrogou a extensão do Fundo Newton de 2019 a 2021 e duplicou o seu investimento para 150 milhões de libras esterlinas.

Rede Britânica de Ciência e Inovação

No Brasil, o Fundo Newton é coordenado pela Rede Britânica de Ciência e Inovação, cujo principal objetivo é fomentar a colaboração científica e tecnológica entre o Brasil e o Reino Unido.
A equipe do Fundo Newton desempenha um papel fundamental na governança da iniciativa no Brasil. Baseada na Embaixada Britânica em Brasília e no Consulado Geral Britânico em São Paulo, a rede atua como facilitadora e promotora das relações entre parceiros dos dois países, assegurando um alinhamento estratégico entre os diversos programas criados. Ã? também responsável pelo monitoramento dos resultados e impactos dos programas do Fundo na relação bilateral entre o Brasil e o Reino Unido.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.