Campanha “Adeus Mosquito” forma multiplicadores no Ceará e Piauí para prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Campanha “Adeus Mosquito” forma multiplicadores no Ceará e Piauí para prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Campanha “Adeus Mosquito” forma multiplicadores no Ceará e Piauí para prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
dezembro 10, 2025 FAS

Campanha “Adeus Mosquito” forma multiplicadores no Ceará e Piauí para prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

10/12/2025

Projeto patrocinado pela SC Johnson tem formações conduzidas pela FAS e visam fortalecer educação e vigilância em saúde nos territórios

A Campanha campanha Adeus Mosquito, iniciativa voltada à educação e mobilização comunitária para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, chegou à Caatinga com realizou formações presenciais nos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Patrocinada pela SC Johnson, uma das principais fabricantes globais de repelentes, a ação reuniu profissionais da saúde,  da educação e de vigilância ambiental, além de representantes do meio ambiente e lideranças locais, fortalecendo a prevenção e o combate à dengue, Zika, chikungunya e febre amarela nos territórios.

As capacitações somaram aos impactos da campanha mais 38 multiplicadores em Cratéus e 28 em Buriti dos Montes, a partir de encontros que ocorreram em outubro de 2025. As oficinas foram conduzidas pela equipe técnica da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), utilizando metodologia desenvolvida pela organização argentina Edupas, idealizadora do projeto. A mobilização local e a articulação com as comunidades foram realizadas pela Associação Caatinga, que atua como ponto focal da campanha no semiárido brasileiro. Após a formação, os participantes assumiram o compromisso de replicar a campanha em suas comunidades, orientando famílias sobre o reconhecimento e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

Para Mickela Souza, gerente do Programa Saúde da Floresta da FAS, a experiência simboliza colaboração e integração entre biomas. ‘’Estar aqui é extremamente significativo, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. Tivemos a oportunidade de trazer um pedaço da Amazônia para o Nordeste e reforçar que todos nós precisamos despertar para as questões climáticas e para os processos de adaptação que já estão em curso. Foram dias de aprendizado e envolvimento real das pessoas, que se mostraram muito participativas e empáticas’’, contou Mickela.

A experiência na formação trouxe para Ocílio Sousa, coordenador da Vigilância Sanitária do município de Buriti dos Montes, no Piauí, mais confiança e preparo para atuar no combate ao mosquito nas comunidades.  “A formação foi um momento magnífico para o município. Cada um de nós sai daqui com mais entendimento, consciência e perseverança para combater juntos, o mosquito Aedes aegypti. Agradeço a todos os envolvidos, os facilitadores foram didáticos e fundamentais nesse processo. Essa experiência reforça nosso compromisso com a vigilância em saúde e com ações que contribuam para preservar nossa biodiversidade”, disse.

As oficinas foram desenvolvidas com metodologias ativas e participativas, inspiradas na educação popular em saúde. Com dinâmicas de grupo, dramatizações, jogos educativos e construção coletiva de planos de ação, o processo formativo valorizou o conhecimento local e estimulou o diálogo intersetorial. A proposta foi aproximar as estratégias de vigilância em saúde do cotidiano das comunidades, fortalecendo a autonomia dos territórios para enfrentar surtos ou riscos relacionados ao mosquito. Ao final das atividades, os participantes receberam kits com materiais educativos para facilitar a multiplicação da campanha. 

Sobre a Campanha Adeus Mosquito

Criada pela organização internacional Edupas em 2016, na Argentina, durante um grave surto de dengue, a campanha Adeus Mosquito já impactou mais de 2 milhões de famílias na América Latina.

Apoiadora do projeto desde seu surgimento, a SC Johnson lançou a iniciativa no Brasil, em novembro de 2024, com implementação em Manaus em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Sobre a SC Johnson  

Fundada em 1886 e sediada em Racine, Wisconsin – EUA, a SC Johnson acredita que um mundo mais sustentável, saudável e transparente que inspire pessoas e crie oportunidades não é apenas possível – é nossa responsabilidade.  

Uma herança de inovação e decisões ousadas e transparentes é o motivo pelo qual nossos produtos de alta qualidade e marcas icônicas – incluindo OFF!® Raid®, Glade®, Windex®, Scrubbing Bubbles®, Ziploc®, Mrs. Meyers Clean Day®, method®, Autan®, Baygon®, Mr Músculo®, Pato®, Lysoform® e muito mais – estão em residências, escolas e empresas em praticamente todos os países do mundo.  

Como uma empresa global e orientada por propósitos, estamos comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor hoje e para as gerações futuras. Isso significa trazer incansavelmente nossa experiência em ciência, inovação e parcerias para lidar com algumas das questões ambientais e de saúde mais prementes do mundo, como reduzir o desperdício de plástico e erradicar a malária. Em todo o mundo, usamos nossos recursos para desbloquear maiores oportunidades econômicas e educacionais para pessoas e comunidades onde o acesso pode ser limitado, mas a curiosidade e o potencial são ilimitados.  

Veja como a SC Johnson é uma Empresa de Família Trabalhando Por Um Mundo Melhor visitando scjohnson.com ou juntando-se a nós no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube e Tiktok.

Sobre a Edupas

EDUPAS é uma organização argentina dedicada ao desenho e implementação de programas e campanhas ligados à promoção e prevenção da saúde, com uma abordagem participativa e comunitária, que permite a articulação de diferentes atores sociais envolvidos nas temáticas abordadas.

Com mais de 30 anos de experiência, é composta por uma equipe interdisciplinar de profissionais da comunicação, educação, saúde, design e produção audiovisual. Em função das particularidades e necessidades de cada projeto, integra especialistas de diferentes temas de saúde. 

Créditos de imagem: Associação Caatinga