Campanha arrecada doações para vítimas da tragédia no município de Beruri - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Campanha arrecada doações para vítimas da tragédia no município de Beruri

Campanha arrecada doações para vítimas da tragédia no município de Beruri
outubro 2, 2023 FAS

Campanha arrecada doações para vítimas da tragédia no município de Beruri

02/10/2023
Deslizamento de terra que aconteceu no interior do Amazonas.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) está arrecadando alimentos, roupas, itens de higiene, materiais de construção e recursos financeiros para vítimas do deslizamento de terra no município de Beruri, no Amazonas. 

O deslizamento aconteceu na noite do último sábado, 30 de setembro, na comunidade de Nossa Senhora de Nazaré do Arumã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus (a 173 quilômetros de Manaus), onde a FAS realiza alguns projetos socioambientais. 

A tragédia destruiu cerca de 40 casas, um posto de telessaúde apoiado pela FAS, o gerador de energia e outras construções comunitárias. Há registros de uma pessoa morta, além de feridos e desaparecidos. Com o desabamento de grande parte da comunidade, mais de 200 pessoas estão desabrigadas. 

Segundo posicionamento da Defesa Civil do Estado do Amazonas, o deslizamento é provocado pelo fenômeno “terras caídas”, relacionado à erosão do solo que provoca a queda de terrenos após constante atuação da água sobre as margens dos rios. 

A Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades, Valcleia Solidade, destaca que toda contribuição fará a diferença. “A FAS se solidariza profundamente com a tragédia humanitária e está realizando essa mobilização social com o objetivo de enviarmos os suprimentos essenciais o mais breve possível. Toda contribuição é necessária e bem-vinda”. 

As doações podem ser entregues na portaria da sede da FAS, situada na Rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque Dez de Novembro – Zona Centro-Sul de Manaus. Já os valores em dinheiro devem ser enviados para a chave PIX 002.444.472-33, de Kely Regina Soares, moradora e líder comunitária do Arumã, em Beruri ou pelo site: https://donate.welight.live/ajudeaamazonia

 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos de imagem: Divulgação/Portal Amazônia