Carlos Peres participa do Conversas com a FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Carlos Peres participa do Conversas com a FAS

Carlos Peres participa do Conversas com a FAS
fevereiro 14, 2012 FAS

Carlos Peres participa do Conversas com a FAS

14/02/2012

No Ultimo dia 25 de janeiro a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) recebeu a visita do biólogo Carlos Peres, professor da University of East Anglia, no Reino Unido. Na 14° edição do Conversas com a FAS, colaboradores e especialistas da área puderam acompanhar a palestra “Explorando as interações entre serviços ecossistêmicos e biodiversidade florestal da Amazônia”, que revela a importância dos vários elementos da fauna na conservação da floresta amazônica.

PhD em Ecologia Tropical e Conservação pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, Carlos desenvolveu uma análise detalhada do ecossistema de 154 pontos diferentes da região amazônica, e concluiu que uma parte importante do processo de manutenção das florestas da região depende de diversas espécies animais, que atuam como disseminadores de sementes. Os cerca de 50 mil quilômetros percorridos pelo estudo provaram que o desaparecimento de espécies reflete-se diretamente na queda da reprodução de árvores importantes da fauna amazônica.

“Quando há caça excessiva de roedores e primatas, a dispersão das sementes é conseqüentemente prejudicada. O resultado é um empobrecimento da diversidade de árvores, o que representa um impacto direto na biodiversidade de toda uma região”, explica Péres.

O pesquisador destacou ainda a importância do estudo do fator predatório como uma das causas de perda de cobertura florestal. “Encontramos na caça um novo indicador de perturbação da floresta, ao lado do desmatamento e de queimadas, entre outros”, completou.

O biólogo Carlos Peres, comentando a proporção entre hectares de floresta e suas respectivas áreas de caça (Acervo FAS)

Conversas com a FAS

Nascido em 2009, o Conversas com a FAS tem a proposta de compartilhar com o pUblico experiências de profissionais da área ambiental.