Catadores e líderes comunitários são beneficiados com doação de triciclos em Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Catadores e líderes comunitários são beneficiados com doação de triciclos em Manaus

Catadores e líderes comunitários são beneficiados com doação de triciclos em Manaus
setembro 17, 2021 FAS

Catadores e líderes comunitários são beneficiados com doação de triciclos em Manaus

Equipamentos vão auxiliar o trabalho de coleta de materiais recicláveis em bairros periféricos

17/09/2021
Catadores e líderes comunitários recebendo uma doação de triciclos na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em Manaus.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou, nesta semana, a entrega de cinco triciclos para catadores e líderes comunitários em bairros de Manaus. A ação faz parte do projeto de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos e Geração de Renda da fundação, realizado em parceria com a empresa Videolar-INNOVA.

O projeto tem o objetivo de promover melhorias na gestão de resíduos, na capital amazonense, além de incentivar a reciclagem e apoiar o trabalho de catadores e coletores que têm nessa atividade uma fonte de renda.

Os bairros beneficiados com a iniciativa são Redenção, Monte das Oliveiras, Coroado, Jorge Teixeira e Parque das Tribos, que possui indígenas de mais de 35 etnias. Na entrega estiveram presentes o representante da Secretaria Municipal de Limpeza Pública de Manaus (Semulps), Luiz Paz, e a representante da empresa Videolar/INNOVA, Andreia Ossig. Cada bairro recebeu um triciclo que vai auxiliar no trabalho de coleta de materiais recicláveis nessas localidades, explica a supervisora do programa Cidades Sustentáveis da FAS, Cristine Rescarolli.

“Os triciclos vão facilitar a retirada de grandes volumes de material reciclável dos bairros e levar até os pontos de entrega voluntária (PEVs) ou até compradores finais. Como ele é adaptado a uma bicicleta, o trabalho que já acontece com o apoio de carrinhos empurrados pelos catadores, agora será realizado de forma mais rápida e eficiente”, diz.

Os materiais entregues nos PEVs são metais, vidros, papel e plástico do tipo poliestireno (PS), composto por copos e pratos descartáveis. Depois da entrega, os materiais passam por uma triagem antes de ir para o laboratório de reciclagem da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (ASCARMAN), onde passarão pelo processo de reciclagem, gerando renda para os catadores.

A FAS também realizará a assinatura de um termo de cooperação com a Semulsp e a ASCARMAN para o desenvolvimento do projeto de gestão de resíduos.

“A Coordenadoria de Cidades Sustentáveis tem projetos baseados em conceitos de melhoria de cidades e sustentabilidade urbana que, através da mobilização social e engajamento, buscam a melhoria da qualidade de vida da população e espaços públicos em Manaus, e municípios do interior do Amazonas. Sabemos que a reutilização do plástico é prejudicada devido à dificuldade da logística de devolução dos resíduos e à presença de contaminantes como metais, misturas de resinas e restos de alimentos. A parceria com catadores, mobilizadores e associações de catadores pode ser essencial para que a seleção desse material seja realizada de forma correta”, justifica Cristine.

Além da doação dos triciclos, o projeto da FAS está implantando um laboratório de reciclagem em parceria com a ASCARMAN, onde haverá equipamentos para higienização, preparação e transformação do plástico pós-consumo para a reinserção do material no ciclo produtivo. O plástico selecionado é composto de copos e pratos descartáveis,  do tipo poliestireno (PS). Os cinco bairros também serão contemplados com PEVs para receber o plástico e outros materiais que possam gerar renda para os catadores. Além disso, oficinas de Educação Ambiental para a população e os catadores fazem parte do cronograma do projeto pela FAS.