Cerca de 10 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Floresta no Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Cerca de 10 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Floresta no Amazonas

Cerca de 10 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Floresta no Amazonas
outubro 3, 2014 FAS

Cerca de 10 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Floresta no Amazonas

03/10/2014

O Programa Bolsa Floresta (PBF), gerenciado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), beneficia cerca de 10 mil famílias no interior do Estado. O programa incentiva a geração de renda, melhoria de qualidade de vida e fortalecimento comunitário em 15 unidades de conservação (UCs) do Amazonas, abrangendo mais de 40 mil pessoas, segundo balanço mensal divulgado na página eletrônica da instituição (fas-amazonia.org/transparencia). Em área, são 10 milhões de hectares de floresta protegida, um dos maiores Programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em extensão do mundo. 
Para assegurar a máxima transparência na sua gestão e prestação de contas à sociedade, a FAS é auditada semestralmente pela PricewaterhouseCoopers-Brasil (PwC), que promove auditorias em padrão internacional, reconhecidas mundialmente. As demonstrações financeiras e relatórios dessas auditorias são aprovados pelos conselhos Fiscal e de Administração da FAS e, então, submetidas ao Ministério PUblico Estadual (MPE).
Além das auditorias semestrais pela PwC, a FAS submete prestações de contas frequentes aos seus parceiros, sobre os recursos recebidos, com revisões rigorosas dos gastos e procedimentos administrativos. Neste âmbito, destacam-se as revisões de prestações de contas ao BNDES, sobre os do Fundo Amazônia, implementados nas UCs, pelos componentes renda e associação do Programa Bolsa Floresta (PBF); bem como diversas prestações de contas, tais como das entidades ICCO e IIED, com auditorias específicas sobre os recursos disponibilizados por essas instituições.
Esse aspecto tem assegurado eficiência nos gastos dos recursos da FAS: a execução financeira do ano de 2013 atingiu a marca de 94%, possibilitando a execução de 1.032 ações de apoio à geração de renda, melhoria de qualidade de vida e fortalecimento comunitário nas reservas atendidas pela Fundação.

Fundação Amazonas Sustentável

A FAS é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pUblica estadual e federal. Foi criada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco e, posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/ Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (2010), da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos. Os dois principais programas implementados são o Programa Bolsa Floresta (PBF) e o Programa de Educação e SaUde (PES).