Cerca de 10 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Floresta no Amazonas : FAS Amazônia
03/10/2014
Outros

Cerca de 10 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Floresta no Amazonas


O Programa Bolsa Floresta (PBF), gerenciado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), beneficia cerca de 10 mil famílias no interior do Estado. O programa incentiva a geração de renda, melhoria de qualidade de vida e fortalecimento comunitário em 15 unidades de conservação (UCs) do Amazonas, abrangendo mais de 40 mil pessoas, segundo balanço mensal divulgado na página eletrônica da instituição (fas-amazonia.org/transparencia). Em área, são 10 milhões de hectares de floresta protegida, um dos maiores Programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em extensão do mundo. 
Para assegurar a máxima transparência na sua gestão e prestação de contas à sociedade, a FAS é auditada semestralmente pela PricewaterhouseCoopers-Brasil (PwC), que promove auditorias em padrão internacional, reconhecidas mundialmente. As demonstrações financeiras e relatórios dessas auditorias são aprovados pelos conselhos Fiscal e de Administração da FAS e, então, submetidas ao Ministério PUblico Estadual (MPE).
Além das auditorias semestrais pela PwC, a FAS submete prestações de contas frequentes aos seus parceiros, sobre os recursos recebidos, com revisões rigorosas dos gastos e procedimentos administrativos. Neste âmbito, destacam-se as revisões de prestações de contas ao BNDES, sobre os do Fundo Amazônia, implementados nas UCs, pelos componentes renda e associação do Programa Bolsa Floresta (PBF); bem como diversas prestações de contas, tais como das entidades ICCO e IIED, com auditorias específicas sobre os recursos disponibilizados por essas instituições.
Esse aspecto tem assegurado eficiência nos gastos dos recursos da FAS: a execução financeira do ano de 2013 atingiu a marca de 94%, possibilitando a execução de 1.032 ações de apoio à geração de renda, melhoria de qualidade de vida e fortalecimento comunitário nas reservas atendidas pela Fundação.

Fundação Amazonas Sustentável

A FAS é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pUblica estadual e federal. Foi criada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco e, posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/ Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (2010), da Samsung (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos. Os dois principais programas implementados são o Programa Bolsa Floresta (PBF) e o Programa de Educação e SaUde (PES).