Cetam levará mais de 40 cursos aos Núcleos da FAS este ano - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Cetam levará mais de 40 cursos aos Núcleos da FAS este ano

Cetam levará mais de 40 cursos aos Núcleos da FAS este ano
maio 16, 2013 FAS

Cetam levará mais de 40 cursos aos Núcleos da FAS este ano

16/05/2013

A parceria entre Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) continuará levando conhecimento para as reservas atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF). Este ano serão ofertados 40 cursos, voltados ao desenvolvimento do turismo, de práticas agroflorestais e de geração de renda, nos seis NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) construídos e gerenciados pela Fundação. 

A intenção é abranger diversas áreas. Voltados ao turismo, estão programados cursos de Inglês Básico, qualidade no atendimento ao turista, planejamento de trilhas e de artesanato, destinado principalmente a confecção de bijuterias amazônicas.

Para atender a demanda de práticas agroflorestais, serão ofertados cursos de criação de aves, sistema agroflorestais, horticultura básica e produção de mudas frutíferas. A expectativa é promover agricultura de subsistência e geração de renda em comunidades do interior do Estado.

“São cursos fundamentais, pois estão adaptados à realidade amazônica, solicitados pelos comunitários. A intenção é aproveitar os anseios dos comunitários, transformando essa busca pelo conhecimento em melhoria de vida”, comenta Venina Savedra, coordenadora pedagógica da FAS.

Há ainda capacitações eleitas por demanda comunitária. O curso de manutenção de motores de popa e a diesel está confirmado para todos os NUcleos. Também serão realizados os cursos de beneficiamento do pescado, de técnicas de retiradas de espinhas e produção de farinha de peixe, conhecido no Amazonas como piracuí. A grande novidade deste ano, o curso de manicure e pedicure também já está acontecendo.

As atividades são abertas para todos os comunitários das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) Rio Negro, Uatumã, Juma, Mamirauá, além da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. Para participar, os comunitários devem apenas apresentar documentação em qualquer uma das unidades. Informações estão disponíveis com os gestores dos NUcleos, ou no 0800 722 6459.

Programa de Educação e SaUde

O Programa de Educação e SaUde da FAS gerencia seis NCSs espalhados em seis Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas. Elemento fundamental das atividades do Bolsa Floresta, o Programa incentiva a Educação por meio de programas como o Apadrinhamento de Escolas no Amazonas, fruto de uma parceria com a Child Fund Brasil, entre outros. Conheça!