CEUC realiza avaliação de gestores - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

CEUC realiza avaliação de gestores

CEUC realiza avaliação de gestores
outubro 30, 2012 FAS

CEUC realiza avaliação de gestores

30/10/2012

 A coordenadora do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), Kátia Schweickardt, juntamente com o subcoordenador deste órgão, Francisco Pinto estiveram presentes na segunda palestra do Encontro de Liderança desta segunda-feira, dia 29.

Francisco Pinto apresentou a lista de gestores e seus respectivos municípios, informando as alterações significativas pela instituição.  ” O CEUC conta, hoje, com 27 gestores e no processo avaliativo deles são consideradas a  autoavaliação, em complementação à avaliação do CEUC e das próprias lideranças comunitárias”, explica.

A lista de avaliação referente à atuação de gestores nas 15 UCs do Programa Bolsa Floresta foi disponibilizada às lideranças para preenchimento ao longo do Encontro. 

Kátia Schweickardt destacou que a estratégia atual do governo está voltada ao apoio à implementação das UCs.  Ela apresentou uma contextualização sobre os dois braços do Estado: um sendo o governo e o outro a sociedade civil organizada. Assim, destacou a importância da gestão compartilhada e da participação das lideranças nos processos de planejamento e decisão.

Kátia ainda realizou esclarecimentos sobre o recurso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), resultante de compensação ambiental pela abertura da BR-319. Listou as dificuldades de operacionalização do recurso, informando que uma parte dele serviu para iniciar alguns planos de gestão e, em 2012, foi obtida uma prorrogação para liberação da Ultima parte para finalização dos planos em complementação a outras fontes de recursos disponíveis. “Há muito a ser feito e o CEUC conta com a colaboração das associações e lideranças”, conclui.