Chico Mendes é homenageado no Fórum Social Mundial - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Chico Mendes é homenageado no Fórum Social Mundial

Chico Mendes é homenageado no Fórum Social Mundial
janeiro 29, 2009 FAS

Chico Mendes é homenageado no Fórum Social Mundial

29/01/2009

Decorridos mais de 20 anos desde sua morte, o acreano Chico Mendes recebeu homenagens durante o Fórum Social Mundial, em Belém, Pará. O local escolhido foi a “Tenda Cubana”, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Como convidados de destaque, a senadora Marina Silva, o vice-presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Júlio Barbosa, e o chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Pará, Claudio Poti, além de representantes da Índia, África e Canadá.

A memória do maior ícone do movimento seringueiro se deu por meio do lançamento “Vozes da Floresta”, que tem, dentre outros depoimentos, um artigo do professor Virgilio Viana, diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável.  “Vozes da Floresta” retrata a vida de Chico Mendes e todas as lideranças que tombaram em defesa da Floresta Amazônica e de seus povos, com depoimentos de pessoas que ajudaram a construir, coletivamente, esta história.

Secretária executiva da FAS, Isandra  Davila, que participou do evento na capital paraense comenta a atividade de quarta-feira, 28 de janeiro. “O evento foi um sucesso. A homenagem foi emocionante, um marco da historia que foi Chico Mendes, reforçando ainda mais o compromisso da Aliança dos Povos da Floresta”. Para fechar a ocasião, o público plantou cinco Seringueiras formando um pentágono, para simbolizar o “Pentágono da Paz”.

Colaborou: Isandra Davila Fotos: Isandra Davila