Ciência e Cultura: FAS participa de SBPC em Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Ciência e Cultura: FAS participa de SBPC em Manaus

Ciência e Cultura: FAS participa de SBPC em Manaus
julho 10, 2009 FAS

Ciência e Cultura: FAS participa de SBPC em Manaus

10/07/2009

Por Monick Maciel e assessoria SBPC

Sob o tema “Amazônia – Ciência e Cultura” acontecerá a partir de segunda (dia 12) no campus da UFAM, a 61ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O maior evento científico do País contará com a participação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que estará entre os expositores. Segundo os organizadores, a expectativa é de que cerca de 15 mil pessoas participem diariamente da 61ª. Reunião, sendo que 4 mil visitantes de outros Estados do Brasil e do Exterior já estão confirmados.

O estande da FAS terá como tema “Serviços Ambientais e a Erradicação da Pobreza”. Será uma oportunidade para falar do trabalho que a FAS vem desenvolvendo nas 14 Unidades de Conservação do Amazonas com o Programa Bolsa Floresta. Até o momento, são mais de 6 mil pessoas beneficiadas com o Bolsa Floresta Familiar. O diretor técnico-científico da FAS, João Tezza Neto, também participará da Mesa Redonda ‘Gestão de Florestas Tropicais’, no dia 16, de 8h30 às 13h, no Jardim Botânico Adolpho Ducke, na qual irá se discutir a exploração, manejo e preservação da floresta. A Mesa Redonda contará, também, com a participação de representantes do INPA, SDS, MMA e UFAM. O encontro da SBPC deste ano conta com simpósios, conferências, minicursos e mesas-redondas que irão explorar 17 eixos relacionados à diversidade da Amazônia e prevê, ainda, sessão de pôsteres com os trabalhos científicos selecionados pela organização e apresentação das melhores pesquisas de 2008 feitas por alunos de graduação indicadas pelas instituições de ensino superior, na Jornada de Iniciação Científica.

Além disso, a 61ª. Reunião da SBPC conta com as seguintes atividades paralelas: *SBPC Jovem* – destinada aos alunos do ensino fundamental, médio ou técnico; *ExpoT&C* – Exposição de realizações em ciência, tecnologia e inovação, desenvolvidas por universidades, institutos de pesquisa, empresas incubadoras e empresas autônomas; *Feira do Livro* – Espaço para editoras universitárias, livrarias e editoras privadas, com exposição de diversos títulos enfatizando as publicações técnico-científicas; *Feira de Artesanato* – Espaço para pequenos e médios artesãos da região e a *SBPC Cultural* – Apresentação de atividades culturais com ênfase na produção cultural da região.

Ao todo, serão 175 atividades que reúnem convidados nacionais e internacionais que variam desde a ajuda da robótica no desenvolvimento ambiental e tecnológico da Amazônia até terminologias e culturas da região.

 

A SBPC

A SBPC foi fundada em 1948 com a missão de defender a ciência e os cientistas brasileiros e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, tomando posição em questões de política científica e programas de desenvolvimento científico e tecnológico que atendam aos reais interesses do país.

Fazem parte da SBPC cientistas, técnicos, profissionais, amigos da ciência, estudantes, pessoas dos mais diversos interesses, mas que acreditam na importância da ciência.

A entidade organiza reuniões anuais com a participação de sociedades e associações científicas das diversas áreas de conhecimento, nas quais comparecem milhares de cientistas, professores, estudantes, profissionais liberais e demais interessados na discussão de temas ligados à ciência e tecnologia nacionais.