FAS inaugura novo Núcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável (NCAES) na RDS Uacari - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS inaugura novo Núcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável (NCAES) na RDS Uacari

FAS inaugura novo Núcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável (NCAES) na RDS Uacari
setembro 15, 2014 FAS

FAS inaugura novo Núcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável (NCAES) na RDS Uacari

15/09/2014

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) inaugurou no Ultimo dia 1º de setembro o NUcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável (NCAES) Bertha Becker, um grande centro de promoção de educação, inovação e empreendedorismo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, a 750 km de Manaus. O espaço foi construído na comunidade Campina, em área de várzea, e deve beneficiar diretamente cerca de 100 alunos de nível fundamental e médio, de uma das regiões mais isoladas da Amazônia.
O NUcleo conta com salas de aula, alojamentos para alunos e uma vila de professores, que tem como objetivo vencer o período de vazante no Rio Juruá, um empecilho para o trânsito de embarcações durante quatro meses. As estruturas também contemplam uma Base de Pesquisa e apoio à Inovação Tecnológica, que poderá ser usada por pesquisadores de instituições voltadas ao meio ambiente, como institutos e universidades.
O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, explica que toda a estrutura conecta o rio Juruá com o mundo, algo que parecia impossível quando se fala de uma das Unidades de Conservação (UCs) de mais difícil acesso no Estado.
“Ã? um centro de educação no meio da floresta, mas conectado aos mais importantes centros de conhecimento científico e tecnológico da Amazônia, do Brasil e do mundo. Foram quase dois anos para transformar esse sonho em realidade, em uma das grandes vitórias do Amazonas”, avaliou.
O NCAES Bertha Becker foi construído em parceria com a Associação de Moradores da RDS Uacari (Amaru), a Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc), a Prefeitura de Carauari, o Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS) e a HRT Ã?leo e Gás, além de todo o apoio da comunidade ribeirinha da RDS Uacari.
“O apoio da comunidade foi fundamental. Quanto mais se aproximava o término dos trabalhos, mais pessoas foram se envolvendo, e o resultado foram estruturas construídas com muita dedicação e qualidade por essas pessoas”, salientou emocionado Manoel Cunha, conselheiro da FAS.

Estruturas construídas às margens do Rio Juruá | Foto: Comunicação/FAS

Estruturas construídas às margens do Rio Juruá | Foto: Comunicação/FAS


Além de promover o ensino regular, a expectativa incentivar o empreendedorismo sustentável ribeirinho na RDS Uacari, com uma educação diferenciada.  Ano passado, a FAS inaugurou o NCAES Pe. João Derickx, na comunidade Bauana, que oferece o primeiro Curso Técnico em Produção Sustentável na Amazônia, em parceria com o Centro Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).
Para o presidente da Amaru, Almires Gondim, o NCAES vem suprir uma demanda comunitária antiga, a educação dentro da reserva.
“A educação na reserva é algo que tem avançado bastante, estamos trazendo conhecimento cada vez mais para nossos jovens, que cada vez mais estão envolvidos nas atividades de pesca, do manejo do açaí e outros. Ã? uma ótima oportunidade para todos os moradores da RDS e da Resex (Reserva Extrativista) Médio Juruá, explica.

Bertha Becker

 O NUcleo é uma homenagem a Bertha Becker, uma das mais influentes geógrafas brasileiras. Bertha faleceu em 13 de julho de 2013, após anos dedicados a temas como conservação e desenvolvimento sustentável.
“Bertha foi uma das mais notáveis geógrafas brasileiras e grande especialista em temas amazônicos, que pensava na Amazônia com uma visão de futuro”, destacou o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana.

RDS Uacari

A RDS Uacari possui uma área de 611 mil hectares de floresta, onde residem 1591 pessoas. A reserva integra o Programa Bolsa Floresta (PBF), que busca promover melhoria de qualidade de vida, geração de renda e o fortalecimento do associativismo comunitário.