Com certificação nacional inédita, Incubadora Negócios da Floresta da FAS vai ampliar bionegócios na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Com certificação nacional inédita, Incubadora Negócios da Floresta da FAS vai ampliar bionegócios na Amazônia

Com certificação nacional inédita, Incubadora Negócios da Floresta da FAS vai ampliar bionegócios na Amazônia
julho 14, 2023 FAS

Com certificação nacional inédita, Incubadora Negócios da Floresta da FAS vai ampliar bionegócios na Amazônia

Em 2022, com o Cerne I, a incubadora gerou faturamento de R$ 850 mil aos comunitários e, agora, poderá ampliar serviços e o atendimento aos empreendedores da Amazônia.

14/07/2023
Pacote de farinha riberinha.

Única da Região Norte com certificação nacional, a Incubadora Negócios da Floresta, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), avança na capacitação e estruturação de soluções inovadoras para empreendimentos da bioeconomia da Amazônia. A incubadora, agora, tem mais uma certificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), o CERNE II, que permite, entre outras ações estratégicas, a ampliação ao atendimento nas áreas urbanas, comunidades indígenas e ribeirinhas para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores na Amazônia.  

A certificação é concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

A incubadora tem por objetivo contribuir com o crescimento e longevidade de empreendimentos comunitários amazônicos, viabilizando o acesso a recursos financeiros, como crédito e investimento de impacto, além de oferecer serviços como capacitação empreendedora, consultoria técnica especializada, mentoria e acesso ao mercado.   

Após ter seu método de gestão com processos e práticas chaves reconhecidas e validadas pela Anprotec, no CERNE I, agora, com a nova certificação a incubadora consolida a sua gestão estratégica, amplia seus limites e serviços ao público-alvo, demonstrando sua capacidade de promover impactos socioeconômicos. 

“Avalio que a incubadora consolida um modelo de gestão que concede maturidade em gerar empreendimentos inovadores na Amazônia; competência e autoridade para participar ativamente do ecossistema empreendedor junto a rede de atores locais e nacionais; além do reconhecimento pioneiro por sermos a primeira organização da sociedade civil Brasileira que possui um ambiente de inovação (incubadora) com essa certificação CERNE I e II”, afirma o gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa), Wildney Mourão. 

Atualmente, a incubadora atende seis negócios, são eles: Fábrica de Cacau, na Comunidade do Verdum; Fisggar, plataforma de turismo de pesca; Restaurante Sumimi, localizado na Comunidade Três Unidos; EBC Bauana, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari; Empacotadora de Farinha Ribeirinha, localizada no Campo Novo; e Pousada do Garrido, um empreendimento graduado, ou seja, que ganhou maturidade em gestão com suporte da incubadora da floresta. 

Em 2022, a Incubadora foi responsável por fomentar 15% dos empreendimentos incubados na região Norte do Brasil, gerando um faturamento de R$ 850 mil. 

Parceria  

Criada em 2013, a incubadora nasceu da parceria entre a FAS, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Em 2023 a incubadora da FAS completa 10 anos de existência e conta novamente com apoio da Fapeam, por meio do programa “Pró-Incubadoras Edital 010/2019”. 

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que o Programa de Apoio à Incubadoras (Pró-Incubadoras)  é um dos editais da Fapeam que atende a linha de ação de empreendedorismo de base tecnológica e a consolidação do ecossistema de inovação. 

“Ficamos felizes em ter apoiado mais essa conquista da FAS. Parabéns a todos que contribuíram para esse passo tão importante. Queremos que todas as incubadoras continuem contando com o apoio do Governo do Estado, porque contribuem de forma efetiva com o desenvolvimento do nosso estado por meio dos  bionegócios  que fomentam”, disse. 

O Pró-Incubadoras apoia a estruturação, desenvolvimento e a interação de incubadoras de empresas, novas e existentes, para que estejam alinhadas ao Modelo de Centros de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), contribuindo assim para ampliar o número e a qualidade de empreendimentos inovadores no estado. 

A SAP Brasil é outra parceira da incubadora de negócios, desde 2017, que garante apoio financeiro e mentoria aos empreendedores da região. 

 

Sobre a FAS     

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.  

 

Créditos de imagem: Rodolfo Pongelupe