FAS completa sete anos levando ações para mais de 40 mil pessoas, com contas auditadas em padrão internacional - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS completa sete anos levando ações para mais de 40 mil pessoas, com contas auditadas em padrão internacional

FAS completa sete anos levando ações para mais de 40 mil pessoas, com contas auditadas em padrão internacional
dezembro 15, 2014 FAS

FAS completa sete anos levando ações para mais de 40 mil pessoas, com contas auditadas em padrão internacional

15/12/2014

No próximo dia 20 de dezembro a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) completará sete anos de atividades no interior do Amazonas, beneficiando mais de 40 mil pessoas em 16 Unidades de Conservação (UCs) do Estado, segundo balanço mensal divulgado na página eletrônica da instituição (fas-amazonia.org/transparencia). Em área, são 10 milhões de hectares de floresta protegida pelo Programa Bolsa Floresta (PBF), um dos maiores Programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em extensão do mundo, e pelo Programa de Educação e SaUde, que juntos tem apoiado a melhoria da qualidade de vida de ribeirinhos compromissados com o não-desmatamento da floresta nativa.
Para assegurar a máxima transparência na sua gestão e prestação de contas à sociedade, a FAS é auditada semestralmente pela PricewaterhouseCoopers-Brasil (PwC), uma das empresas de auditoria mais rigorosas do mundo, que promove auditorias em padrão internacional. As demonstrações financeiras e relatórios dessas auditorias são aprovados pelos conselhos Fiscal e de Administração da FAS e, então, submetidas voluntariamente ao Ministério PUblico Estadual (MPE).
Além das auditorias semestrais pela PwC, a FAS envia prestações de contas frequentes para avaliação e aprovação dos seus parceiros, sobre os recursos recebidos, com exame rigorosos dos gastos e procedimentos administrativos. Neste âmbito, destacam-se as revisões de prestações de contas ao BNDES, sobre os projetos executados no âmbito do Fundo Amazônia, implementados nas UCs, nos componentes renda e associação do Programa Bolsa Floresta (PBF); e as contas de projetos vinculados as entidades ICCO e IIED, com auditorias específicas sobre os recursos disponibilizados e os resultados que foram comprometidos para cada etapa de projeto apoiado. Ainda como parte da nossa política de transparência, a FAS publica semestralmente em seu site todos os relatórios financeiros auditados.
Esse aspecto tem assegurado eficiência nos gastos dos recursos da FAS: a execução financeira do ano de 2013 atingiu a marca de 94%, possibilitando a execução de 1.032 ações de apoio à geração de renda, melhoria de qualidade de vida e fortalecimento comunitário nas reservas atendidas pela Fundação. Desse total, 73% são investidos integralmente em atividades finalísticas executadas pela FAS e em benefício direto para mais de 9 mil famílias que moram no interior profundo do Amazonas.

Fundação Amazonas Sustentável

A FAS é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pUblica estadual e federal. Foi criada em 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco e, posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/ Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (2010), da Samsung (2010), (2010), além de outras parcerias em programas e projetos desenvolvidos. Os dois principais programas implementados são o Programa Bolsa Floresta (PBF) e o Programa de Educação e SaUde (PES).