Homenageando FAS e Inpa, Reino Unido conquista carnaval de Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Homenageando FAS e Inpa, Reino Unido conquista carnaval de Manaus

Homenageando FAS e Inpa, Reino Unido conquista carnaval de Manaus
março 1, 2017 FAS

Homenageando FAS e Inpa, Reino Unido conquista carnaval de Manaus

01/03/2017

Com a sustentabilidade no enredo, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido Liberdade conquistou o Carnaval de Manaus em 2017.  A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) foram as homenageadas na avenida, em desfile que teve como tema “No Reino das fontes de vida, o Morro em movimento sustentável faz a diferença”.

Durante o desfile, um grupo de 20 ribeirinhos do interior do Amazonas representaram  histórias de protagonistas que geram renda e ajudam a proteger a floresta.

“Eles são os protagonistas dessa história e do nosso enredo. Trazer essas pessoas para desfilar e cantar na avenida é dar voz de verdade ao tema da nossa escola”, destaca o presidente da Reino Unido, Jairo Beiramar.

Uma das homenageadas foi a empreendedora kambeba Neurilene Cruz, 32, que mora na aldeia indígena Três Unidos, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. No ano passado, a empresária conquistou o 4º Prêmio Consulado da Mulher de Empreendedorismo Feminino com o Restaurante Sumimi, iniciativa que ajuda mulheres da reserva a gerarem renda sem desmatar a floresta.

“Há 25 anos no baixo Rio Negro, é a primeira vez que o povo Kambeba foi representado no carnaval. Essa homenagem na avenida representa muito, pois faz com que a brincadeira de carnaval chegue até a nossa comunidade, que tem muita história e cultura pra contar”, comenta Neurilene Cruz.

O enredo da Reino Unido trouxe a sustentabilidade como um dos grandes desafios da humanidade e homenageou a FAS como instituição de referência no tema e o Inpa como a mais importante instituição de pesquisa de biologia tropical do mundo.

“Essa homenagem da Reino Unido à FAS representa um reconhecimento muito importante, além de ser uma oportunidade de fazer com que a mensagem sobre o desenvolvimento sustentável e a conservação da floresta cheguem à população através da festa mais popular do Brasil e que também é muito popular no Amazonas”, destaca o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana.

Carnaval na floresta

No mês de fevereiro, FAS e Reino Unido promoveram uma noite de carnaval na Comunidade Tumbira, no Rio Negro. Veja o vídeo: