Com presença do ator Victor Fasano, gincana ambiental do Pró-Espécies reúne ribeirinhos na RDS do Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Com presença do ator Victor Fasano, gincana ambiental do Pró-Espécies reúne ribeirinhos na RDS do Rio Negro

Com presença do ator Victor Fasano, gincana ambiental do Pró-Espécies reúne ribeirinhos na RDS do Rio Negro
outubro 2, 2017 FAS

Com presença do ator Victor Fasano, gincana ambiental do Pró-Espécies reúne ribeirinhos na RDS do Rio Negro

02/10/2017

Por Netto Santos
Uma programação de lazer e conhecimento marcou o domingo (1), na comunidade Terra Preta, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. A ação é uma iniciativa do projeto piloto Pró-Espécies, desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com o Bradesco, Fundacao Biodiversitas, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Governo do Estado do Amazonas.
O evento teve como objetivo a integração de jovens ribeirinhos para que eles possam, a partir das atividades em conjunto, conversar entre si sobre a biodiversidade.
Com 70 participantes (alunos e organização), a gincana contou com torneio de futebol, corrida de saco, bolada, vôlei com bexiga d’água, exposição fotográfica e roda de conversa sobre a importância da conservação das espécies.
“É uma experiência diferente participar desse evento, até então nunca tinha saído da minha comunidade para participar de um encontro jovem. São momentos como esses que vão ajudar a construção do nosso pensamento a respeito de nossa comunidade, do cuidado da natureza e dos animais”, disse o participante Thiago Guedes.
Roda de conversa

Um dos momentos aguardados durante o dia foi a roda de conversa, onde os jovens puderam contar suas experiências de viver na floresta, além de aprender um pouco mais sobre as espécies de cobras presentes no local e seus benefícios.
A conversa foi mediada pelo conselheiro da FAS, Victor Fasano, que esteve participando da iniciativa e compartilhou a importância da preservação do meio ambiente.
“As pessoas precisam perceber que as espécies fazem parte do meio ambiente exatamente como nós fazemos. Nós temos que tomar como responsabilidade o cuidado com as outras espécies que convivem com a gente, elas são importantes para o ambiente e para cada um de nós também. Uma grande oportunidade dessas crianças e jovens entenderem cada vez mais sobre o papel de cada uma dessas espécies”, comentou Fasano.
Exposição fotográfica Fauna e Flora

Como forma de mostrar algumas espécies de plantas e animais presentes nas comunidades ribeirinhas, os alunos do projeto Repórteres da Floresta e monitores do Pró-espécie realizaram uma exposição fotográfica durante evento.
“Essa é a segunda exposição fotográfica que nós realizamos. É sempre bom mostrar nossa realidade através das lentes. Dessa vez fizemos em parceria com os repórteres da comunidade Três Unidos e o resultado foi incrível”, comentou Gabriela Oliveira, repórter da floresta de Tumbira.
Para finalizar a programação, as equipes foram premiadas e seguiram para suas casas, com o sentimento de dever cumprido por terem feito de um domingo ensolarado, uma grande ação em prol da biodiversidade.
“Com todos os desafios enfrentados com a logística em época de seca, o evento foi exatamente conforme o planejado e estamos muito felizes em ver tantos jovens buscando conhecimento a cerca do ambiente em que vivem”, concluiu Maiara Gonçalves.
Projeto Pró-espécies
O Pró-espécie é um projeto piloto da FAS que tem como objetivo a conservação das espécies tanto de plantas quanto de animais por meio da educação ambiental, pesquisa de monitoramento e apoio ao turismo de base comunitária voltada ao conhecimento de mais espécies.