Comitiva da Indonésia conhece Projeto de REDD do Juma em Novo Aripuanã - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Comitiva da Indonésia conhece Projeto de REDD do Juma em Novo Aripuanã

Comitiva da Indonésia conhece Projeto de REDD do Juma em Novo Aripuanã
setembro 30, 2010 FAS

Comitiva da Indonésia conhece Projeto de REDD do Juma em Novo Aripuanã

30/09/2010

Por Monick Maciel

O chefe da Unidade de Supervisão e Gestão do Desenvolvimento do Governo da Indonésia (UKP4), Kuntoro Mangkusubroto, e sua comitiva formada por 10 pessoas, visitam hoje (30/09) o projeto de REDD implementado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) na reserva de desenvolvimento sustentável do Juma, no município de Novo Aripuanã (AM).

A comitiva está em Manaus desde ontem (29/09), quando participaram de uma reunião com o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, na sede da Instituição.

Comitiva durante visita à sede da FAS (fotos: Monick Maciel)

Na visita ao Amazonas, a comitiva visa também conhecer as experiências do Estado relacionadas ao Fundo Amazônia, que tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no bioma amazônico.

O Programa Bolsa Floresta, criado pelo Governo do Amazonas e implementado pela FAS nas unidades de conservação estaduais do Estado, foi um dos primeiros projetos aprovados para receber recursos do Fundo Amazônia, no ano passado. O Fundo receberá, até 2015, US$ 1 bilhão da Noruega.  

Os representantes da Indonésia deverão realizar um estudo comparativo de vários modelos de aplicação de REDD, para fortalecer e enriquecer a fase de preparação de REDD na Indonésia, conforme acordado na Carta de Intenções entre o Governo da Indonésia e a Noruega, que também prometeu doar US$ 1 bilhão ao país.