Comunidade Santa Maria inaugura projeto de Etnoturismo : FAS Amazônia
16/06/2011
Outros

Comunidade Santa Maria inaugura projeto de Etnoturismo


A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) realizaram no dia 11, a inauguração do projeto de Etnoturismo Yepa Mahsã(“gente da terra” em tukano), na comunidade Santa Maria, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. A ação objetivou promover o fortalecimento do etnoturismo e o turismo de base comunitária, envolvendo famílias indígenas e populações tradicionais da margem esquerda do Rio Negro. 

O projeto de Etnoturismo, por meio da maloca indígena e o restaurante comunitário, situados na comunidade Santa Maria, contribuirá como alternativa de renda e melhoria na qualidade de vida das populações envolvidas oferecendo uma infraestrutura que comporte segurança, qualificação no atendimento e opções de atividades ecoturísticas, etnoturisticas e passeios ecológicos. A gestão da Maloca Indígena será de responsabilidade da associação indígena e a gestão do restaurante será da associação dos moradores da comunidade.

Para o superintendente técnico-científico, João Tezza, o turismo comunitário surge como uma alternativa de desenvolvimento sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. João disse ainda que a prática da atividade turística em Santa Maria acontecerá de forma a desenvolver trabalhos voltados à preservação, assim como, o resgate cultural do povo tikuna.

Assinado em dezembro de 2009, esse convênio foi o primeiro sobre geração de renda a ser firmado entre a FAS e SDS. Para tanto, o Governo do Amazonas repassou à Fundação o valor de R$ 219.902,00.