Comunidade Santa Maria inaugura projeto de Etnoturismo - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Comunidade Santa Maria inaugura projeto de Etnoturismo

Comunidade Santa Maria inaugura projeto de Etnoturismo
junho 16, 2011 FAS

Comunidade Santa Maria inaugura projeto de Etnoturismo

16/06/2011

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) realizaram no dia 11, a inauguração do projeto de Etnoturismo Yepa Mahsã(“gente da terra” em tukano), na comunidade Santa Maria, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. A ação objetivou promover o fortalecimento do etnoturismo e o turismo de base comunitária, envolvendo famílias indígenas e populações tradicionais da margem esquerda do Rio Negro. 

O projeto de Etnoturismo, por meio da maloca indígena e o restaurante comunitário, situados na comunidade Santa Maria, contribuirá como alternativa de renda e melhoria na qualidade de vida das populações envolvidas oferecendo uma infraestrutura que comporte segurança, qualificação no atendimento e opções de atividades ecoturísticas, etnoturisticas e passeios ecológicos. A gestão da Maloca Indígena será de responsabilidade da associação indígena e a gestão do restaurante será da associação dos moradores da comunidade.

Para o superintendente técnico-científico, João Tezza, o turismo comunitário surge como uma alternativa de desenvolvimento sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. João disse ainda que a prática da atividade turística em Santa Maria acontecerá de forma a desenvolver trabalhos voltados à preservação, assim como, o resgate cultural do povo tikuna.

Assinado em dezembro de 2009, esse convênio foi o primeiro sobre geração de renda a ser firmado entre a FAS e SDS. Para tanto, o Governo do Amazonas repassou à Fundação o valor de R$ 219.902,00.