Comunidades do Rio Cuieiras participam de curso de construção civil ofertado pela Saint Gobain - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Comunidades do Rio Cuieiras participam de curso de construção civil ofertado pela Saint Gobain

Comunidades do Rio Cuieiras participam de curso de construção civil ofertado pela Saint Gobain
fevereiro 5, 2018 FAS

Comunidades do Rio Cuieiras participam de curso de construção civil ofertado pela Saint Gobain

05/02/2018

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Saint-Gobain, maior empresa de construção sustentável do mundo, uniram-se para levar educação e informação a 30 chefes de família, com idade entre 18 e 40 anos, moradores do Rio Cuieiras. O programa beneficia moradores de dez comunidades localizadas, a 70 km de Manaus (AM). Com a oferta, os participantes  passam a ter a possibilidade de investir em uma nova profissão e de se tornar multiplicadoras de conhecimento em suas regiões.
Elas receberam capacitação em construção sustentável promovido pela FAS com apoio da Saint-Gobain, como uma alternativa para incrementar o sustento de suas famílias. Durante 60 horas, passaram por aulas teóricas e práticas sobre conceitos básicos relacionados a canteiro de obra, concreto, elétrica, pintura, hidráulica e demais instalações físicas.
Na parte prática, os alunos construíram um depósito sustentável de combustível e expandiram o Restaurante Sumimi, liderado por mulheres indígenas e com forte apelo turístico local. Todo o material utilizado foi doado pela Saint-Gobain.
“Ao investir no projeto, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico local, gerando novas possibilidades de renda aos moradores. Além disso, os ribeirinhos aprenderam que é possível construir de forma sustentável. O depósito é prova disso: foi construído com madeira manejada, que possui baixo impacto na biodiversidade”, explica Paulo Perez, diretor de Marketing Habitat da Saint-Gobain, que afirma que a empresa tem interesse na continuidade da iniciativa.
Neurilene Cruz, líder comunitária e uma das donas do Restaurante Sumimi, conta que já buscava expandir o empreendimento, que chega a receber grupos de 80 pessoas de uma só vez. O empecilho maior estava na falta de verba, e principalmente, de mão de obra qualificada. Com a conquista do Prêmio Consulado da Mulher 2016, iniciativa do Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, que apoia o empreendedorismo feminino e a geração de renda, o dinheiro chegou, mas ainda faltavam profissionais adequados.
“Assim que receberam o certificado, eles já nos ofereceram o serviço e nós topamos na hora. Agora, temos um espaço que comporta até 100 pessoas, antes não cabiam 30 com conforto”, explica Neurilene.
Ela revela ainda que o curso impulsionou o desenvolvimento na região, já que a própria comunidade passou a ter autonomia e conhecimento adequado para fazer as reformas necessárias nas residências locais, como é o caso dela. A Saint-Gobain participou por meio da doação de telhas e placas cimentícias e na condução do treinamento para aplicação desses materiais.
Por oferecer alternativas de sustento, as ações ajudam a combater a exploração desenfreada de recursos naturais, ajudando os moradores a reconhecer que a floresta em pé – e não derrubada – tem mais valor para a própria comunidade. Os projetos da FAS já beneficiaram 40 mil pessoas e ajudaram a proteger quase 11 milhões de hectares da Amazônia.
“A parceria com a Saint-Gobain permitiu a construção de uma infraestrutura comunitária sustentável voltada para a geração de renda, a partir de novos materiais que não eram utilizados pelas comunidades ribeirinhas. O curso traz novas possibilidades para gerar renda, protegendo a floresta, seja na construção de casas, ou de restaurantes e pousadas na região do Rio Negro”, diz Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS.