Comunitários da RDS do Juma participam de atividades do Programa Primeira Infância Ribeirinha - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Comunitários da RDS do Juma participam de atividades do Programa Primeira Infância Ribeirinha

Comunitários da RDS do Juma participam de atividades do Programa Primeira Infância Ribeirinha
maio 17, 2018 FAS

Comunitários da RDS do Juma participam de atividades do Programa Primeira Infância Ribeirinha

17/05/2018

Atenção integral à primeira infância foi o foco das atividades da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, zona rural de Novo Aripuanã (225 km de Manaus). No dia 05 de maio, uma equipe de formadores do projeto realizou articulações e formação de comunitários, professores e gestores da Boa Frente, apresentando a metodologia do Programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR), desenvolvido pela FAS.
Participaram da atividade cerca de 40 ribeirinhos moradores das comunidades Boa Frente e Abelha. Eles receberam o Guia de Visitação Domiciliar do PIR, que contém 93 atividades para serem desenvolvidas em comunidades do interior do Amazonas, levando em consideração a cognição e sociabilidade das crianças.
O objetivo do programa é, por meio da sensibilização e formação dos comunitários, possibilitar o acompanhamento integral do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, moradoras de Unidades de Conservação (UC) do interior do Estado. Para isso, também são realizadas ações de mobilização com prefeituras municipais, como no caso de Novo Aripuanã.
“O objetivo das visitas no município é promover o fortalecimento do protagonismo da primeira infância, expandindo o PIR junto com os ACS e a prefeitura. Por isso realizamos mobilização tanto na sede dos municípios, quanto nas comunidades”, explica a líder do PIR, Susana Brandão.

Primeira Infância Ribeirinha

O PIR é um projeto desenvolvido pela FAS em comunidades ribeirinhas do Amazonas, que tem por objetivo levar atenção integral à crianças de 0 a 6 anos moradoras de Unidades de Conservação (UC), por meio de formações de agentes de saúde e comunidades ribeirinhas. O projeto tem apoio da Johnson & Johnson, Samsung,  Bradesco e Governo do Amazonas. Saiba mais: http://fas-amazonia.org/educacao-na-floresta/projeto-primeira-infancia-ribeirinha/