Conferência LCOY Brasil reúne jovens para debater questões climáticas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Conferência LCOY Brasil reúne jovens para debater questões climáticas

Conferência LCOY Brasil reúne jovens para debater questões climáticas
setembro 22, 2021 FAS

Conferência LCOY Brasil reúne jovens para debater questões climáticas

22/09/2021
Jovens reunidos na Conferência Local da Juventude (LCOY) para debater questões climáticas no Brasil.

Nesta quarta-feira (22), a partir das 20h, horário de Brasília, começa a primeira edição brasileira da Conferência Local da Juventude (LCOY, sigla em inglês para Local Conference of Youth). O evento acontece totalmente online até o dia 25 de setembro e reunirá jovens interessados no assunto, lideranças e ativistas para debater questões ambientais e climáticas no país. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas no site: www.lcoybrasil.org.

As LCOY são versões nacionais das Conferências da Juventude (COY, sigla em inglês para Conference of Youth), um evento global que utiliza o mesmo modelo das Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), porém voltadas ao público jovem. A LCOY Brasil tem como objetivo reunir jovens de todo o país para debater as particularidades de cada região, suas necessidades, soluções e experiências.

A abertura da LCOY Brasil terá a presença de lideranças jovens para dar início às conversas, apresentando um panorama geral de como o jovem pode atuar nessas questões. Será transmitida, a partir das 20h, pelo canal www.youtube.com/sdsnamazonia.

Na agenda do dia 23, quinta-feira, estão painéis e oficinas. Logo pela manhã, às 9h, acontece o painel “Justiça Climática”, às 11h, o tema será “Desvendando as NDC’s”, sigla para Contribuição Nacionalmente Determinada. No período da tarde, às 14h, a conversa será sobre “Soluções: Adaptação e Mitigação” e o último painel do dia acontece, às 16h, debatendo sobre “Segurança e soberania alimentar”.

Ainda no dia 23, paralelamente, acontecem também as oficinas sobre o clima. Às 10h, o tema é “Desenhando soluções para a crise climática” e, a partir das 14h, a conversa é sobre “Ativismo Socioambiental”. Logo em seguida, às 16h30, o tema debatido será “Advocacy para mudanças climáticas” e fechando o dia, às 18h30, acontece o workshop “Mural do Clima”. Toda a programação do dia 23 poderá ser conferida pelo Zoom, através dos links: bit.ly/OficinasLCOYbrasil  & bit.ly/PaineisLCOYbrasil.

Após as discussões nos painéis e oficinas, o terceiro dia de evento, 24 de setembro, sexta-feira, será totalmente dedicado à uma plenária, com início às 11h e a participação de todos os jovens para a construção coletiva da Declaração da Juventude Brasileira, documento oficial da LCOY Brasil que será levado até à COY (Conferência Mundial da Juventude) e COP26 (Conferência das Partes). A programação poderá ser assistida pelo link: bit.ly/PlenariaLCOYbrasil.

No sábado, 25 de setembro, último dia da conferência, terá uma programação repleta de atividades artísticas, com documentários, filmes, mostras fotográficas e até programação para o público infantil, tudo isso com muita conversa sobre questões climáticas. Toda a programação cultural acontece das 9h às 20h e será transmitida pelo canal www.youtube.com/sdsnamazonia.

De acordo com a coordenadora da SDSN Jovem Amazônia, Gabrielly Lima, as expectativas para o evento são as melhores. “Acreditamos que essa é uma grande oportunidade para reunirmos vozes de todas as partes do Brasil para conversar sobre essa questão tão necessária nos dias de hoje. Esperamos disseminar ainda mais esse assunto e conscientizar cada vez mais pessoas sobre ações positivas para as questões do clima”.

 

Sobre o evento

O evento é organizado pelos voluntários da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável Jovem Amazônia (SDSN Jovem Amazônia) e pelo movimento Greve Global pelo Clima Brasil, mundialmente conhecido como Fridays for Future, iniciado pela ativista sueca Greta Thunberg, e tem apoio da SDSN Amazônia e Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Durante os cinco dias de conferência haverá workshops, painéis, oficinas e espaço para debates.

 

LINKS LCOY BRASIL 2021

 

🌍 22/09 bit.ly/AberturaLCOYbrasil

💚 23/09 bit.ly/OficinasLCOYbrasil  & bit.ly/PaineisLCOYbrasil

🌳 24/09 bit.ly/PlenariaLCOYbrasil

🎨 25/09 bit.ly/BlocoInfantilLCOYbrasil

🎨 25/09 bit.ly/ClimaeCulturaLCOYbrasil

*Foto antes da pandemia