Consulta pública analisa certificação FSC do manejo de madeira na RDS Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Consulta pública analisa certificação FSC do manejo de madeira na RDS Rio Negro

Consulta pública analisa certificação FSC do manejo de madeira na RDS Rio Negro
abril 24, 2015 FAS

Consulta pública analisa certificação FSC do manejo de madeira na RDS Rio Negro

24/04/2015

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro está iniciando o processo de certificação florestal da madeira manejada, como parte do Projeto Manejar para Conservar, desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com o Instituto Camargo Correa/BNDES (ICC/Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social). A iniciativa entra na segunda fase, que promove uma consulta pUblica com partes interessadas e sociedade civil.

A certificação vem sendo desenvolvida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), e o questionário sobre a consulta pode ser acessado no link. A documentação também pode ser solicitada por meio do email [email protected] ou pelo telefone (19) 3428-0800.

Veja detalhes do processo!

O objetivo da certificação é aperfeiçoar o manejo de madeira em pequena escala, cumprindo um conjunto de requisitos de controle e segurança na atividade. Além disso, a madeira certificada traz mais competitividade na comercialização e abre possibilidades em vários mercados, por ter mais valor agregado. Em fevereiro deste ano, uma oficina reuniu 28 manejadores da RDS Rio Negro para discutirem a iniciativa.

O Projeto Manejar para Conservar é apoiado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-AM) e a  Associação de Moradores da RDS Rio Negro.