Conversas com a FAS traz liderança indígena do Equador, Juan Carlos Jintiach : FAS Amazônia
28/01/2009
Outros

Conversas com a FAS traz liderança indígena do Equador, Juan Carlos Jintiach


Dando continuidade ao projeto de proporcionar ao público local a troca de conhecimento junto a personalidades das mais variadas áreas, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) se prepara para realizar a segunda edição do “Conversas com a FAS”. Desta vez, o convidado é a liderança indígena do Equador, Juan Carlos Jintiach, que além de co-diretor da Aliança Amazônica é membro do Conselho Diretivo Indígena da COICA (Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica).

Juan Carlos Jintiach
Especialista em manejo de recursos naturais pela Universidade de São Francisco, em Quito, Equador, Juan Carlos Jintiach recebeu, também, diploma pelo Centro de Treinamento de Povos Indígenas do “Sistema Internacional de Povos Indígenas”. Recentemente, trabalhou como conselheiro para o Congresso Equatoriano. Tem vasta experiência como ativista das questões ambientais indígenas.
Presente nas mais importantes reuniões globais, Jintiach participou da última Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-14), em Poznan, Polônia, no mês de dezembro. Na ocasião, ajudou a formular um documento aos representantes mundiais em que ressaltava a necessidade de mudanças políticas que garantam os Direitos dos Povos Indígenas. “Em nome das populações indígenas, estamos frustrados com os esforços no sentido de políticas que reconheçam os Direitos dos Povos Indígenas”.
E finaliza: “Sabemos que os povos indígenas são os que mais sofrem com as mudanças climáticas. Percebemos que nossos direitos estão sendo violados não somente pelas mudanças climáticas – que nos atingem diretamente – como também ao assistirmos as formas como as negociações têm sido arquitetadas”. Na visão do diretor geral da FAS, Virgilio Viana, presença confirmada no evento, a “visita de Juan Carlos representa uma excelente oportunidade para debatermos os principais desafios da sustentabilidade e do futuro dos povos indígenas na Amazônia”.
O “Conversas com a FAS” nasceu com a proposta de compartilhar junto ao público experiências de profissionais de renome, sendo a Fundação Amazonas Sustentável uma interlocutora entre profissionais e sociedade civil, contribuindo para a formação de público e conhecimento variado. A primeira edição ocorreu no dia 16 de janeiro, com o jornalista Lourival Sant´Anna. 
Serviço: Conversas com a FAS traz Juan Carlos Jintiach, co-diretor da Aliança Amazônica e membro do Conselho Diretivo da COICA
Quando: Quarta-feira, 4 de fevereiro, às 18h30
Onde: Sede da Fundação Amazonas Sustentável, à rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de novembro
Quanto: Gratuito. Pede-se para confirmar presença.
Informações: Imprensa FAS: 3648-4393 e 3648-7425
Antonio Ximenes (92) 8159-1130 e 8191-2765
antonio.ximenes@fas-amazonas.org e antonioroberto8@hotmail.com
Marina Guedes (92) 8148-0265
marina.guedes@fas-amazonas.org e marinaguedes@hotmail.com
Paula Viana (92) 9977-1580 paula.viana@fas-amazonas.org