Cooperativa vai gerar renda para alunos do NCS do JUMA - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Cooperativa vai gerar renda para alunos do NCS do JUMA

Cooperativa vai gerar renda para alunos do NCS do JUMA
dezembro 7, 2010 FAS

Cooperativa vai gerar renda para alunos do NCS do JUMA

07/12/2010

Por Felipe de Paula/FAS

A Cooptcos é formada por alunos do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) do Juma, que terão possibilidade de geração de renda a partir da coleta de sementes da região

Com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável e do Sebrae/AM, está em processo final de criação a Cooperativa de Trabalho de Coletores de Sementes Nativas (Cooptcos). Formada por alunos do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Samuel Benchimol, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, a cooperativa possibilitará aos alunos a geração de renda a partir da coleta de sementes nativas da região amazônica de maneira sustentável.

Coleta de sementes (Foto: Maurício Adu)

Alunos do NCS do Juma durante treinamento (Foto: Maurício Adu) 

Segundo a coordenadora institucional dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS, Raquel Luna, a cooperativa é fruto da parceria da FAS com o Sebrae e o Centro de Sementes Nativas da Amazônia e do comprometimento desses parceiros com a promoção do desenvolvimento sustentável no núcleo. “A Cooptcos representa uma concretização de esforços da Fundação Amazonas Sustentável e dos parceiros, em torno do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade, visando à promoção da geração de renda dos alunos através de atividades extrativistas sustentáveis”, declarou.

Coleta de sementes (Foto: Maurício Adu)

O coordenador do Centro de Sementes Agroflorestais da Amazônia, professor Manuel Lima Júnior, afirma que a cooperativa pode gerar uma boa expectativa de renda, já que a demanda de comercialização de sementes tem crescido bastante. “Antes essa demanda era mais reprimida, mas hoje a procura tem sido bem maior. No Pará, por exemplo, o governo está implantando o Programa de Reflorestamento Um Milhão de Árvores, que vai gerar grande demanda de sementes”, afirmou o professor.

Coleta de sementes (Foto: Maurício Adu)

Além do plantio de mudas, muitas sementes nativas também são procuradas pelos benefícios oriundos da extração de seus óleos essenciais. O óleo da andiroba, por exemplo, possui diversas propriedades cosméticas: serve com antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante e ainda como inseticida. Outra utilização recorrente das sementes da Amazônia é a confecção de artigos de artesanato.

O que é Núcleo de Conservação e Sustentabilidade?

 

A missão dos Núcleos de Conservação de Sustentabilidade (NCS) é educar e gerar conhecimento para a melhoria da qualidade de vida dos povos e comunidades tradicionais, promovendo a conservação ambiental e uso sustentável dos recursos ambientais.

Construídos pela Fundação Amazonas Sustentável, compõem uma estrutura inovadora desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc) e visa a criação de um sistema de educação formal e profissional que dialogue com as necessidades das comunidades ribeirinhas das Unidades de Conservação atendidas pela Fundação.