Coordenação da Regional Solimões inicia viagem de campo - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Coordenação da Regional Solimões inicia viagem de campo

Coordenação da Regional Solimões inicia viagem de campo
fevereiro 4, 2010 FAS

Coordenação da Regional Solimões inicia viagem de campo

04/02/2010

Por Monick Maciel

O coordenador do Bolsa Floresta na Regional Solimões, Rosival Dias, iniciou, hoje (dia 4), uma viagem de campo de 12 dias com o objetivo de fortalecer algumas ações da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) na calha do rio Solimões.

Na reserva de desenvolvimento sustentável do Amanã (RDS Amanã), a FAS realizará uma assembléia para a fundação da Associação da reserva, nos 5 e 6, na comunidade Boa Esperança. Também haverá uma oficina para definição dos investimentos do Programa Bolsa Floresta neste ano. A equipe da FAS fará ainda a entrega de cartões do BF Familiar, além de visitas de campo para complementar informações que vão compor o Banco de Dados da FAS.

Assembléia em Mamirauá com Rosival Dias

Assembléia com moradores da reserva Mamirauá (crédito Arquivo FAS)

Já na reserva extrativista (Resex) Catuá-Ipixuna, na sede do município de Tefé, será realizada uma oficina, de dois dias, para planejamento, gestão e prestação de contas para a Associação; oficina de gestão de uso dos bens e equipamentos comunitários; e visita a gestores e líderes comunitários. A oficina de gestão de uso dos bens e equipamentos comunitários visa que os moradores recebam noções de como utilizar corretamente os bens recebidos por meio de investimento do Bolsa Floresta, como ambulanchas e flutuantes, por exemplo.   

A última etapa da viagem de campo à calha do Solimões será na reserva Mamirauá, com término no dia 15. No município de Alvarães, nos dias 12 e 13, acontecerá uma reunião com a Diretoria da Associação da reserva. “Esta atividade deve reunir aproximadamente 60 líderes e mais os secretários de Saúde, Educação e Produção dos municípios de Maraã, Fonte Boa, Uarini e Jutaí. Além dos técnicos do IDS Mamirauá e IDS Fonte Boa”, destacou Rosival Dias. Em Mamirauá, estão programadas ainda uma reunião para definir investimento dos componentes Renda, Social e Associação do Bolsa Floresta, entre outras atividades de campo.