COP 15: Na reta final, ministros discutem texto sobre REDD : FAS Amazônia
17/12/2009
Outros

COP 15: Na reta final, ministros discutem texto sobre REDD


Por Thais Megid Pinto*, direto de Copenhague

 

A semana em Copenhague teve seus altos e baixos. O grupo de Ações de Cooperação de Longo Prazo (LCA) fechou um texto sobre o REDD (redução de emissões por desmatamento e degradação) a ser discutido e  acordado entre os ministros durante a reta final. A COP 15 será encerrada amanhã. Se o texto for aprovado, os próximos passos são direcionar como o REDD entrará na Convenção do Clima.

Equipe FAS COP 15

Equipe FAS na COP: Thais Megid Pinto (1ª esq. para dir.), Gabriel Ribenboim, Virgílio Viana, João Tezza Neto, Raquel Lula e Rebecca Moore (diretora do Google)

Mas, a grande questão agora é definir as metas e os futuros acordos da Convenção. O avanço das discussões do LCA e a dificuldade de acordos no AWG/KP, grupo que discute o avanço dos compromissos por parte dos países do Anexo I (países ricos) dentro do Protocolo de Quioto, foram questionadas pelo o G-77 e barraram as negociações por um dia, que cobram um compromisso maior dos países ricos.

A partir de quarta-feira, o acesso à COP-15 foi bem restrito tanto para as ONGs quanto para as delegações. Nesta quinta-feira, só era possível participar quatro pessoas por delegação durante as plenárias com os chefes de estado. As negociações estão restritas aos ministros e seus assessores, acredito que todas essas ações foram tomadas para tornar o processo mais efetivo, mas até agora, não sabemos de nenhum avanço. Esperamos até amanhã!

Thais Megid Pinto é coordenadora técnica de Projetos Especiais da Fundação Amazonas Sustentável – FAS.