RUMO À COP30:

a Amazônia no centro das soluções climáticas

Em novembro de 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), e, pela primeira vez na história, o evento ocorrerá na Amazônia, na cidade de Belém (PA). Este é um momento histórico e estratégico para fortalecer o protagonismo dos povos da floresta e apresentar soluções concretas para o enfrentamento da crise climática, diretamente a partir dos territórios. Mais do que uma conferência, a COP30 representa um chamado à ação. É hora de avançar com compromissos ambiciosos, políticas públicas eficazes e investimentos consistentes para combater as mudanças climáticas, frear o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável com justiça social. A COP30 é o momento de virar a chave!
E a Amazônia, com toda sua potência socioambiental, está pronta para liderar esse novo capítulo.

Jornada COP30

A Jornada COP30 é uma mobilização coletiva liderada por organizações da sociedade civil, movimentos sociais, comunidades amazônicas, instituições públicas e apoiadores. O objetivo é elaborar Planos de Ação Climática para comunidades e aldeias da Amazônia.

Mais do que uma preparação para a conferência, é um mutirão de escuta, valorização dos saberes tradicionais e fortalecimento do protagonismo dos povos da floresta. Reconhecendo que as soluções mais eficazes para a crise climática nascem dos próprios territórios.

Etapas da Jornada COP30

1. Mobilização territorial e inscrição participativa
2. Formação on-line 
3. Oficinas presenciais e elaboração de Planos de Ação Climática local
4. Sistematização dos Planos de Ação Climática para a Amazônia e outros biomas
5. Seleção e preparação dos representantes
6. Expedição fluvial e participação na COP30

Imagem aérea de barco navegando no meio do rio.

Banzeiro da Esperança

O Banzeiro da Esperança é uma expedição fluvial que levará ao mundo as vozes da Amazônia. Embarcando de Manaus rumo a Belém para a COP30, o barco navega como símbolo de escuta, diálogo e mobilização, conectando comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, jovens e lideranças locais na construção coletiva de propostas para o enfrentamento da crise climática. 

Ao longo do trajeto, o Banzeiro fará paradas estratégicas para realizar escutas territoriais e eventos participativos, consolidando uma Carta da Amazônia com recomendações dos povos da floresta. Mais do que um deslocamento físico, é uma travessia política e simbólica que reafirma o protagonismo amazônico na governança climática global.

Carta da Amazônia

A Carta da Amazônia é um documento coletivo construído a partir da escuta ativa de comunidades ribeirinhas, povos indígenas, quilombolas, juventudes e lideranças locais ao longo da Jornada COP30. Resultado de encontros, oficinas e paradas do Banzeiro da Esperança, a carta reúne propostas, reivindicações e compromissos para o enfrentamento da crise climática a partir dos territórios, com base nos saberes tradicionais, na justiça socioambiental e na valorização da floresta em pé.

Mais do que um posicionamento político, a Carta da Amazônia representa um chamado ético e urgente à ação climática com base na equidade, no protagonismo dos povos da floresta e na escuta das realidades locais. Seu conteúdo será apresentado na COP30 como expressão legítima das vozes amazônicas, propondo caminhos concretos para um futuro sustentável e justo para toda a humanidade.

Realização

CONHEÇA AS INICIATIVAS DA FAS NA COP30

DESCOMPLICOP

Conheça a campanha que busca traduzir e aproximar o público de temas relacionados à COP30. Com uma linguagem simples, acessível e didática, a campanha vai explicar o que é a COP30, como ela funciona, quais são os principais temas em debate e por que esse evento é tão importante para o futuro do planeta. Em um momento em que o mundo inteiro volta os olhos para a região amazônica, é essencial que todos — da juventude às comunidades tradicionais, da imprensa aos tomadores de decisão — compreendam o papel da COP e estejam preparados para participar, influenciar e construir soluções coletivas.

REPORTAGEM ESPECIAL – HISTÓRICO DE COPs

Essa reportagem especial resgata os principais marcos da história das COPs ao longo das últimas três décadas. Mais do que relembrar acontecimentos, a reportagem tem como objetivo mostrar como as decisões tomadas ao longo dos anos impactam diretamente o presente e o futuro do planeta. Ao reunir contextos históricos, avanços, impasses e desafios ainda em aberto, a FAS convida o público a entender o papel das conferências do clima e a importância da COP30 como uma oportunidade decisiva para transformar compromissos em ações concretas: agora com a Amazônia no centro das atenções globais.

🌳 FAS na COP30

Agenda de Eventos e Participações | Belém 2025

Legenda

FAS Proponente
FAS Convidada
Confirmado
0
Total de Eventos
0
Confirmados
0
FAS Proponente
0
FAS Convidada

Nenhum evento encontrado

Tente ajustar os filtros de busca