Copa da Floresta reúne 200 jovens ribeirinhos em Carauari - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Copa da Floresta reúne 200 jovens ribeirinhos em Carauari

Copa da Floresta reúne 200 jovens ribeirinhos em Carauari
abril 18, 2023 FAS

Copa da Floresta reúne 200 jovens ribeirinhos em Carauari

18/04/2023
Pessoas reunidas para a Copa da Floresta, realizada em Carauari, munícipio no interior do Amazonas. Essa atividade é promovida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), através do Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES).

Aproximadamente 200 crianças e adolescentes ribeirinhos participaram da Copa da Floresta, evento promovido pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), entre 31 de março e 02 de abril, na comunidade Bom Jesus, localizada no município de Carauari (AM). Os jovens atletas se dividiram em seis delegações e disputaram futebol masculino e feminino. 

Os participantes têm entre 10 e 17 anos, divididos em seis delegações: Tambaqui, Pirarucu, Andiroba, Mel de Abelha, Açaí e Seringueiros, nomeadas a partir de elementos que caracterizam cada uma das comunidades participantes. A delegação vencedora foi a Tambaqui, anfitriã da Copa da Floresta. Além das competições esportivas, o evento teve uma noite cultural com a eleição da rainha, musa e princesa da floresta, apresentações de dança e atividades educativas.  

Um dos atletas participantes foi Erick de Souza, 17 anos, representante da delegação Tambaqui. Ele já competiu em edições anteriores e deseja inspirar outros jovens a se engajarem em atividades de esporte e lazer. “Esse é meu último ano no projeto, mas posso participar cada vez mais como coordenador, ajudando os jovens assim como fizeram comigo no começo dessa caminhada. Estou muito feliz com o evento e só tenho a agradecer a FAS e os parceiros por tudo que proporcionaram a nós”, declarou.  

A Copa da Floresta é uma realização da FAS, por meio do Programa de Educação para a Sustentabilidade, e em parceria com as empresas Ball, Americanas S.A., Vivara, Ederend, Raízen, Repom, Bic, Tiket Log e apoio do Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes de Carauari, Associação dos Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari (Amaru), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), Prefeitura de Carauari, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas e ICMBio. 

Para o supervisor de projetos do Programa de Educação para a Sustentabilidade, Enoque Ventura, a Copa da Floresta vêm ‘coroar’ o trabalho realizado junto às crianças e adolescentes nas comunidades ribeirinhas. “Esse momento na comunidade coroa toda a articulação e trabalho da equipe da FAS, que mobiliza, vem a campo nas comunidades, reunindo crianças e jovens para formar líderes. É um momento para mostrar os talentos e potenciais de cada um e, além desse momento de festividade, competição e comemoração, vem a troca de conhecimentos de uma comunidade para outra”, afirma Enoque.  

Além de promover o intercâmbio entre as comunidades, o evento possibilita a juventude ribeirinha o ‘direito ao sonhar’, diz o supervisor. “A FAS chega nessas comunidades para promover o direito à cidadania, ao esporte, ao lazer e o direito ao sonhar, pois permite que cada um olhe para o futuro e tenha um plano de vida consolidado. Nossa contribuição aqui é nortear, mostrar os caminhos para que eles se tornem protagonistas da região e da história de suas comunidades”, finaliza.  

 

Sobre a FAS  

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos da imagem: Divulgação/FAS