Curso de agentes comunitários de saúde tem início na RDS do Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Curso de agentes comunitários de saúde tem início na RDS do Rio Negro

Curso de agentes comunitários de saúde tem início na RDS do Rio Negro
novembro 18, 2020 FAS

Curso de agentes comunitários de saúde tem início na RDS do Rio Negro

Ações são executadas com financiamento da Embaixada da França e do Todos pela Saúde

18/11/2020
Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), reunido com agentes comunitários de saúde na comunidade Tumbira, localizada no Amazonas.

As direções do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participaram da aula inaugural do curso de qualificação profissional “Organização, processo de trabalho e planejamento em saúde” para capacitar agentes comunitários de saúde. O evento ocorreu nesta segunda-feira (16/11), na comunidade do Tumbira, que fica no município de Iranduba, à margem direita do rio Negro, distante 64 quilômetros de Manaus, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.

Os cursos serão oferecidos a agentes comunitários de saúde com financiamento da Embaixada da França e Todos pela Saúde. São 120 horas de aula. O curso também acontecerá em comunidades de Itapiranga, Carauari e Tefé. No total, serão beneficiados 108 alunos.

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, o foco dos cursos com a FAS é a geração de emprego e renda, com o compromisso de desenvolvimento das comunidades e, consequentemente, dos municípios amazonenses.

O Cetam foi representado pela diretora acadêmica Rita Mara Miranda e pelo enfermeiro Francisco Queiroz Menezes, coordenador de cursos da Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra. Pela FAS estiveram presentes o superintendente-geral, Virgilio Viana; a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades, Valcleia Solidade; e o coordenador do Programa de Saúde na Floresta, Luiz Castro.

“Este curso foi preparado com a visão de que precisamos melhorar a capacidade técnica dos agentes de saúde. Via de regra, eles tiveram pouca oportunidade de formação. Têm muito conhecimento prático, mas faltava muito a metodologia a ser utilizada nas visitas, as abordagens, a organização do tempo durante o dia, planejamento das ações e conhecimentos técnicos a serem incorporados”, ressaltou Luiz Castro.

De acordo com o coordenador, a FAS tem uma parceria com o Cetam em outras áreas, principalmente na educação e geração de emprego e renda. “Então, não foi difícil termos também essa parceria na área de saúde porque o Cetam tem em sua estrutura uma equipe voltada à educação em saúde, com enfermeiros e técnicos que compreendem bem essa realidade e possuem uma boa leitura da atenção primária”.