Curso de corte e costura capacita moradores da RDS Rio Madeira - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Curso de corte e costura capacita moradores da RDS Rio Madeira

Curso de corte e costura capacita moradores da RDS Rio Madeira
setembro 9, 2013 FAS

Curso de corte e costura capacita moradores da RDS Rio Madeira

09/09/2013

Uma parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Centro Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) levou até a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Madeira o curso de corte e costura pela primeira vez. O curso aconteceu na comunidade Cachoeirinha, reunindo 26 mulheres moradoras da reserva, entre julho e agosto deste ano. A ação contou com apoio da Associação dos Produtores Agroextrativistas da RDS Rio Madeira (APRAMAD) e do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC).

A iniciativa tem como objetivo aprimorar os conhecimentos das mulheres da reserva, visando a melhoria da geração de renda através da confecção de peças com várias utilidades, como fardamento escolar para alunos da próprio Rio Madeira. A ação está vinculada ao componente Renda do Programa Bolsa Floresta (PBF), que impulsiona a geração de renda em unidades de conservação. A FAS, por meio do Bolsa Floresta Renda, entregou várias máquinas de costura no convênio de 2012.

“Esse curso abre as portas para as pessoas interessadas em aprimorar e melhorar seus conhecimentos no ramo de confecção de roupas e gerar renda dentro na UC. Hoje, os comunitários se deslocam até a sede do município pra comprar suas vestimentas. Agora, dentro da RDS haverá pessoas capacitadas a fazer roupas de boa qualidade, oferecendo como alternativa”, explica Edvaldo Correa, coordenador da Regional Madeira do Bolsa Floresta.

Várias peças foram apresentadas como resultados dos 20 dias de aprendizado, reunindo vários comunitários que prestigiaram e apoiaram as alunas finalistas. No encerramento, todas as participantes receberam certificados.

“Para a gente esse curso foi muito importante, pois aprendemos a manusear as maquinas de costura moderna, fazer vários tipos de roupas com melhores acabamentos, como por exemplo, calças, bermudas, camisetas, camisas polos, vestidos para festa junina e etc.”,  comenta Francisco Hudson, presidente do APRAMAD.

Cursos no Bolsa Floresta Renda

O CETAM tem levado vários cursos para as Unidades de Conservação (UCs) atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF). São sete NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) espalhados pelo Estado, abrigando capacitações em várias áreas que vão da produção sustentável ao desenvolvimento do turismo. Informações estão disponíveis com os gestores dos NUcleos, no site www-fas-amazonia.org, ou no telefone 0800 722 6459.