Dentistas da floresta: odontólogos voluntários atendem na APA do Rio Negro : FAS Amazônia
29/09/2014
Outros

Dentistas da floresta: odontólogos voluntários atendem na APA do Rio Negro


Uma parceria entre o Programa de Educação e SaUde da Fundação Amazonas Sustentável  (FAS)  e o Consultório Jorge Gonçalves levou dentistas voluntários para comunidades ribeirinhas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro no Ultimo dia 20. A ação atendeu cerca de 30 pessoas no NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Assy Manana, e ainda entregou kits de higiene bucal para moradores da reserva.
Ao todo, foram envolvidos na atividade uma equipe de 13 profissionais, que montaram um miniconsultório odontológico no NUcleo, com equipamentos e materiais odontológicos cedidos pela clínica. Para Jorge Goncalves, cirurgião-dentista responsável pela iniciativa, a estrutura ofertada pelo NCS é um diferencial na realização da atividade.
“Das comunidades que eu já visitei, essa foi que apresentou a melhor estrutura, está muito bem assistida com o NUcleo. Isso se reflete na condição básica de saUde dos ribeirinhos, por exemplo, quando vemos que há um nUmero bem menor de cáries aqui do que nas outras localidades”, comentou.
A supervisora pedagógica da FAS, Venina Savedra, enfatiza a importância das atividades voluntárias em Unidades de Conservação (UCs) atendidas pela FAS. “O atendimento odontológico é essencial para qualquer pessoa. Por estarem isoladas, a dificuldade para o acesso a esses serviços é sempre muito grande nessas localidades. O apoio voluntário desses profissionais é um exemplo de como as pessoas podem ajudar os ribeirinhos”, enfatizou Venina.
A ação contou com a presença do cacique da comunidade Três Unidos, Valdemir Triukuxuri. “Essa iniciativa foi bem vista por toda aldeia, pois todos que foram atendidos elogiaram o atendimento. Que essa equipe volte outras vezes”, enfatizou. A comunidade ofereceu um grande almoço comemorativo pela iniciativa.