Desafio da conservação das florestas é debatido em workshop no Fórum Mundial de Sustentabilidade - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Desafio da conservação das florestas é debatido em workshop no Fórum Mundial de Sustentabilidade

Desafio da conservação das florestas é debatido em workshop no Fórum Mundial de Sustentabilidade
março 25, 2011 FAS

Desafio da conservação das florestas é debatido em workshop no Fórum Mundial de Sustentabilidade

25/03/2011

O desafio da conservação das florestas e propostas de desenvolvimento sustentável foram debatidos durante o workshop “Preservação das Florestas”, hoje (dia 25), no 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, que contou com a presença do diretor-geral do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Paulo Moutinho, e moderação do superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgilio Viana.

Paulo Moutinho falou da importância de se combater o desmatamento na Amazônia, por meio de boas práticas e mecanismos bem sucedidos de desenvolvimento sustentável. “Falar em conservação das florestas é falar de desmatamento. No atual contexto, essa pode ser a oportunidade para o Brasil alavancar a sua economia de baixo carbono”, afirmou.

Virgilio Viana falou da importância de fazer com que a floresta valha mais em pé do que derrubada. “Não há como sustentar a Amazônia sem conseguir retirar recursos com a floresta em pé. E o empresariado tem papel fundamental no estímulo da economia verde”.

A atriz Cristiane Torloni, que foi uma das participantes do workshop, junto ao seu colega de profissão e parceiros no projeto Amazônia para Sempre, Victor Fasano, falou da importância da educação como fator transformador da cultura da poluição e sugeriu a inserção de uma nova disciplina na educação formal brasileira. “Por que nós não incluímos a matéria de sustentabilidade na educação? Assim, ela deixava de ser um conceito abstrato e passa a fazer parte da vida das pessoas”, afirmou.

Realizado pela Seminars e promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais-, o Fórum Mundial de Sustentabilidade contará com a presença de lideranças empresariais, políticas, ambientais em defesa das práticas e mecanismos bem-sucedidos para o desenvolvimento sustentável mundial. Um dos destaques do Fórum serão as exposições do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton; do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e do fundador do Grupo Virgin, Richard Branson, além de especialistas na área.