Durante Encontro de Lideranças, UEA anuncia cursos de graduação em unidades de conservação - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Durante Encontro de Lideranças, UEA anuncia cursos de graduação em unidades de conservação

Durante Encontro de Lideranças, UEA anuncia cursos de graduação em unidades de conservação
maio 12, 2016 FAS

Durante Encontro de Lideranças, UEA anuncia cursos de graduação em unidades de conservação

12/05/2016

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informou, nesta quarta-feira (11), que dará início a oferta de cursos de graduação em unidades de conservação do interior do estado. Membros da Gestão Superior fizeram o anUncio durante o 16º Encontro de Lideranças: Associações das unidades de conservação do Programa Bolsa Floresta, realizado na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
A parceria vai fortalecer o ensino para ribeirinhos que moram em áreas de unidades de conservação. “Vamos oferecer o que a comunidade precisa e pedimos que os moradores das comunidades nos tragam demanda. Vamos ver nas 16 unidades de conservação, cursos que sejam viáveis”, disse o vice-reitor, Mário Bessa. Entre os cursos que devem ser oferecidos, inicialmente, estão os de Pedagogia e Gestão Ambiental.
O vice-presidente de Novos Negócios para América Latina da Samsung, e também do Conselho de Administração da FAS, Benjamim SicsU, também presente na reunião, afirmou que é importante trabalhar pelo financiamento para a formatação dos cursos. “A iniciativa vai permitir que pessoas de comunidades do interior tenham acesso ao conhecimento”, declarou.
A ação também foi enaltecida pelo superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana. “Esta parceria vai permitir a melhoria da qualidade de ensino nas comunidades. Precisamos trabalhar para que os cursos comecem no ano que vem. Captar a ideia, desenvolvê-la e identificar o que deve ser feito dentro da maior formalidade possível”, afirmou. Outra iniciativa em discussão é a adoção de um vestibular específico para os moradores das unidades de conservação.
Inicialmente, o curso de Pedagogia deve atender às Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari, Rio Negro e Uatumã e o curso de Gestão Ambiental deverá beneficiar os moradores das RDS de Mamirauá, Rio Negro e Uatumã. “Vamos oferecer cursos de oferta especial para que todos possam ingressar e permanecer na Universidade”, afirmou o Pró-Reitor de Ensino e Graduação, Luciano Balbino.