Editais abertos para os projetos de iniciação científica nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Editais abertos para os projetos de iniciação científica nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade

Editais abertos para os projetos de iniciação científica nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade
março 16, 2011 FAS

Editais abertos para os projetos de iniciação científica nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade

16/03/2011

Uma edição especial do Programa Ciência na Escola (PCE), voltada às escolas dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Rio Negro, Uatumã e Mamirauá, no estado do Amazonas, já se encontra aberta aos interessados em submeter propostas de projetos.

Por meio do edital 001/2011, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que desenvolve o PCE, objetiva estimular a participação de professores e estudantes na elaboração  de projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos em suas respectivas escolas a partir de julho de 2011. 

A edição especial é uma iniciativa da FAPEAM em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) e da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável(SDS).

Requisitos

O proponente deverá apresentar alguns requisitos como ser brasileiro nato ou naturalizado e, quando estrangeiro, possuir visto permanente, diploma de graduação; cumprir   carga horária mínima de 20h em escola estadual sediada no Amazonas e localizada nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Juma, Rio Negro, Uatumã e Mamirauá.

Além disso, o professor precisa estar ministrando aulas no ensino fundamental, a partir do sexto ano, no ensino médio ou de jovens e adultos, no período de vigência do projeto, estar cadastrado no Banco de Pesquisadores da FAPEAM e não ter nenhuma pendência com fundação.

Recursos

Os projetos devem seguir as linhas temáticas de pesquisa que versem em Agricultura sustentável; Diagnóstico sócio-econômico e produtivo da Unidade Cosnservação; Potenciais Econômicos da UC; Nutrição Familiar; Medicina Natural; Educação Ambiental (manejo do lixo, água e energia) e Ciências Naturais.

Serão aprovados até 16 projetos, sendo quatro por escola estadual de cada RDS.  O orçamento destinado ao PCE especial ultrapassa os R$ 213 mil.

Calendário

ATIVIDADE

DATA

 

Lançamento do Edital

11 de março de 2011

 

Apresentação das Propostas

Até 15 de abril de 2011

 

Divulgação dos Resultados

A partir de maio de 2011

 

Início do Projeto

A partir de junho de 2011

 

 

Sobre o Programa Ciência na Escola

O PCE consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas instituicionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

Confira o edital aqui.

Sobre os Núcleos de Conservação e Sustentabilidade

Os Núcleos de Conservação e Sustentabilidade servem de apoio ao Programa Bolsa Floresta, desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e são compostos por uma escola, casa do professor, alojamento para alunos, posto de saúde e base operacional. O NCS tem como missão oferecer uma educação diferenciada voltada para o desenvolvimento do capital humano nas áreas de floresta do Amazonas.