Educação e saúde são destaques em formatura no NCS do Abelha - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Educação e saúde são destaques em formatura no NCS do Abelha

Educação e saúde são destaques em formatura no NCS do Abelha
setembro 11, 2013 FAS

Educação e saúde são destaques em formatura no NCS do Abelha

11/09/2013

Enquanto na maioria do País o mês de agosto significa retorno às salas de aula, no NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) do Abelha a rotina é diferente: os alunos regressam para uma jornada de estudo em casa, que dura até dezembro. A metodologia está adaptada à dinâmica do Rio Mariepaua, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, no município de Novo Aripuanã-AM (225 km de Manaus), que enfrenta seca durante quatro meses no verão amazônico. Neste ano, o encerramento das aulas presenciais contou com a participação de alunos, pais e professores, em uma solenidade de formatura do ensino fundamental, que incluiu atividades de educação e saUde.
Participaram da iniciativa a supervisora pedagógica da FAS, Venina Savedra, o prefeito, Robson Sá, as secretárias de educação, Rossicleia Sá, e de produção, Carla Cristina, e uma equipe odontológica, composta por enfermeiro e dentista.
O NCS Abelha tem 81 alunos, distribuídos em três turmas do 6° ao 7° anos do ensino fundamental e em dois blocos do Ensino de Jovens e Adultos â?? EJA, nas series de 8º e 9º ano.  Nessa modalidade, 23 deles receberam diplomas de conclusão do ensino fundamental, na primeira turma a se formar desde a inauguração, em 2012.
Já os alunos dos 6° e 7° anos, que seguem na jornada, receberam o Caderno de Atividades Complementares, elaborado pela gerência do Programa de Educação e SaUde da FAS. O caderno será guia para os quatro meses de estudos em casa, com acompanhamento periódico dos professores de cada disciplina.

Cursos na RDS do Juma

A RDS do Juma é uma Unidade de Conservação (UC) que recebe cursos promovidos em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). Os quitutes servidos durante o encerramento das aulas foram produzidos por formandos do curso de Culinária, ofertado em agosto. Foram 26 vagas foram preenchidas, em ação que contou com apoio da Prefeitura de Novo Aripuanã. Os destaques do curso já entraram imediatamente no mercado: serão colaboradores na cozinha da escola para 2014.
Este ano foram oferecidos para o Rio Mariepaua cinco cursos:  Manutenção de Motores de Popa e a Diesel, Manicure e Pedicure e Horticultura Básica e Culinária regional, todos  oferecidos para os  comunitários e alunos do NCS com apoio da Prefeitura de Novo Aripuanã.

Atendimento médico

Também este ano, alunos e moradores da reserva passaram a receber atendimento médico-odontológico, que ocorrerá quinzenalmente no Rio Mariepaua, fruto de uma parceria entre Prefeitura de Novo Aripuanã e FAS. A ação é aberta para todos os moradores da RDS do Juma e inclui a distribuição gratuita de medicamentos.  
“A Fundação cede a infraestrutura do NUcleo para o atendimento e armazenamento de medicamentos e a prefeitura oferece os profissionais. Os atendimentos giram em torno de vinte pessoas por dia”, explica a supervisora pedagógica da FAS, Venina Savedra.
Saiba mais sobre o Programa de Educação e SaUde da FAS!