Em 10 anos, parceria entre FAS e Cetam transforma a vida de mais de mil pessoas em comunidades - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Em 10 anos, parceria entre FAS e Cetam transforma a vida de mais de mil pessoas em comunidades

Em 10 anos, parceria entre FAS e Cetam transforma a vida de mais de mil pessoas em comunidades
junho 12, 2023 FAS

Em 10 anos, parceria entre FAS e Cetam transforma a vida de mais de mil pessoas em comunidades

Trabalho conjunto leva consciência ambiental, responsabilidade social e geração de renda para vários cantos da Amazônia

12/06/2023
Turma da formação profissionalizante técnica promovida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Proporcionar conhecimento e uma educação inovadora às pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas e indígenas, distantes da capital Manaus, é um dos objetivos da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que está celebrando 10 anos de parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).  

A união das duas instituições já beneficiou mais de mil pessoas com cursos de qualificação profissional e técnica, contribuindo para o desenvolvimento ambiental, econômico e social na região amazônica. 

Os cursos fazem parte do Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES), da FAS. A parceria com o Cetam acontece em oito Núcleos de Inovação e Educação para Desenvolvimento Sustentável (Nieds), com a realização de 18 cursos como de Informática, Agroecologia, Manutenção de Motores, entre outros. 

Além da formação profissionalizante e técnica, a FAS e o Cetam também atuam na transformação completa do indivíduo, como relata a jovem Valdeane da Silva, de 16 anos. 

“A FAS mudou a minha vida, porque eu não era acostumada a falar em público. Depois que eu participei das oficinas, passei a me desenvolver mais com os outros jovens, a participar de várias oficinas. Hoje, não tenho mais vergonha de falar na frente [de outras pessoas]. A FAS foi o ponto para eu me libertar e sair de uma ‘cadeia’ onde eu me sentia presa. Isso foi muito gratificante para mim”, destacou. 

Outro beneficiário foi o estudante Antônio Silva. “A FAS é uma parceira que traz muitos cursos técnicos para dentro [da comunidade]. É onde faz a escola ser diferenciada das outras. Ela nos forma para a nossa vida pessoal e também profissional, para que a gente tenha um plano de vida, um projeto de vida para o nosso futuro”, salientou. 

O primeiro curso oferecido da parceria FAS e Cetam foi o de Técnico de Produção Sustentável, em 2014. Na época, a iniciativa beneficiou 45 estudantes da comunidade do Bauana, no município de Carauari, a 788 km de Manaus, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari, na região do Médio-Juruá. Um dos frutos dessa iniciativa aconteceu em 2019, quando três egressos fundaram a marca ribeirinha “Meninos dos Óleos”, focada na comercialização de frascos de óleo de andiroba. 

Segundo a gerente do PES, Fabiana Cunha, as metodologias dos cursos são adaptadas para o contexto da comunidade e com características amazônicas, garantindo a inclusão e a acessibilidade de conteúdos. 

“A proposta da FAS e do Cetam é construir uma rede de impacto que tenha o amazônida como ator principal. Desde o início, fizemos mapeamento de demandas vocacionais, levando em consideração a realidade e a cadeira produtiva regional. Outro ponto de destaque é que, com o tempo, passamos a oferecer formações em dois formatos: presencial e híbrido. Assim, nós atendemos as principais demandas que aquela comunidade necessita e levamos sustentabilidade para todos”, destacou. 

No primeiro ano, a FAS e o Cetam formaram 45 estudantes. Em 2019, o número de contemplados foi 12 vezes maior: 564 pessoas. Por conta da pandemia de Covid-19, os trabalhos voltaram à ativa em 2021, com 171 formados. No ano passado, 354 pessoas participaram dos cursos ofertados. Um dos destaques foi a turma de Gestão do Desenvolvimento Sustentável, com 46 concluintes. 

“Este é apenas o início de uma revolução na Amazônia. Pode parecer impossível, mas se cada um fizer a sua parte, vamos alcançar nosso objetivo”, complementou Fabiana. 

 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos de imagem: Larissa Silva