Em Carauari, curso de Pedagogia do Campo da UEA em parceria com a FAS é avaliado com nota máxima pelo Conselho de Educação - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Em Carauari, curso de Pedagogia do Campo da UEA em parceria com a FAS é avaliado com nota máxima pelo Conselho de Educação

Em Carauari, curso de Pedagogia do Campo da UEA em parceria com a FAS é avaliado com nota máxima pelo Conselho de Educação
março 19, 2024 FAS

Em Carauari, curso de Pedagogia do Campo da UEA em parceria com a FAS é avaliado com nota máxima pelo Conselho de Educação

19/03/2024
Alunos do curso de Pedagogia do Campo realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Na reta final e prestes a formar 34 professores, o curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Carauari e Fundação Amazônia Sustentável (FAS), recebeu nota máxima (5) pelo Conselho Estadual de Educação. A avaliação reforça a importância da formação direcionada aos professores de escolas ribeirinhas do Amazonas.

Desde o início do curso, em 2019, a turma de professores realiza as aulas de forma presencial no Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), localizado na comunidade Bauana, em Carauari (distante 778 quilômetros de Manaus). No local, é disponibilizada a infraestrutura com salas de aula, auditório, laboratório de informática conectados à internet, cozinha, refeitório, alojamentos feminino e masculino, posto de saúde, entre outras estruturas que são utilizadas para as aulas. A prefeitura oferece suporte local de transporte e alimentação.

Para a gerente do Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES) da FAS, Fabiana Cunha, a avaliação máxima recebida pelo CEE/AM é recebida com muita satisfação pela fundação, tendo em vista o compromisso dos educadores em seguir firme no curso, mesmo diante das dificuldades que foram enfrentadas ao longo dos últimos anos.

“Nós acompanhamos os professores desde o início dessa jornada com o curso de Pedagogia do Campo e vimos de perto a dedicação deles com a educação. Sabemos o quanto é difícil sair de sua casa e ficar dias longe de seus familiares e, por isso, a FAS firmou essa parceria em disponibilizar a nossa base como estrutura para que eles tivessem êxito em seus estudos. O resultado desse trabalho coletivo é a avaliação máxima do curso”, comentou Fabiana. A metodologia de ensino utilizada no curso é a Pedagogia Alternância que leva em consideração a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida, trabalho e o escolar.

Segundo o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o resultado simboliza o esforço coletivo de professores e alunos, assim como de toda a coordenação pedagógica. “Ficamos muito orgulhosos e felizes com o reconhecimento. Esse é um índice importante para a continuidade do curso e um indicativo da qualidade do ensino ofertado em nossa universidade. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou.

A formação conta com o apoio ainda dos Movimentos participantes do Fórum do Território Médio Juruá como Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc); Associação dos Moradores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari (Amaru); Instituto Juruá (IJ), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade São Raimundo (AMECSARA),  Associação das Famílias da Casa Familiar Rural de Carauari (ACFRC), entre outros.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas.

 

Créditos de imagem: Arquivo FAS