Em Paris, Brasil estabelece estratégia nacional de REDD+ e lança dados em portal - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Em Paris, Brasil estabelece estratégia nacional de REDD+ e lança dados em portal

Em Paris, Brasil estabelece estratégia nacional de REDD+ e lança dados em portal
dezembro 4, 2015 FAS

Em Paris, Brasil estabelece estratégia nacional de REDD+ e lança dados em portal

04/12/2015

O Brasil estabeleceu, nesta quinta-feira (3), a Estratégia Nacional de REDD+ (ENREDD+), por meio da Portaria MMA nº 370. O anUncio foi feito pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). De acordo com o MMA, com este passo o país cumpre com o Ultimo requisito para ter seus resultados de REDD+ reconhecidos no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).
Segundo o MMA, os resultados brasileiros de redução de emissões provenientes do desmatamento no bioma Amazônia para o período entre 2006 e 2010 foram plenamente monitorados, relatados e verificados e totalizaram 2,971 Gt CO2e, o que equivale a mais do que o dobro das emissões totais brasileiras estimadas para o ano de 2012.
O reconhecimento se materializou com o lançamento do Lima REDD+ Information Hub (ou Info Hub), em evento realizado na COP-21, em Paris, França. A plataforma digital compila a documentação referente aos requisitos técnicos para o reconhecimento dos resultados e as informações referentes aos pagamentos por resultados recebidos, tais como doadores, montantes etc. A ferramenta é considerada peça fundamental para conferir transparência ao sistema internacional que conduz e acompanha as ações de REDD+ no mundo todo. O Info Hub é hospedado pela plataforma web de REDD+ da UNFCCC.
As informações disponibilizadas pelo Brasil podem ser acessadas no Lima REDD+ Information Hub.
FONTE: REDD+ Brasil