Empreendedores ribeirinhos participam de laboratório de hotelaria e lançamento do Jirau de Produtos da Floresta no Ibis Aeroporto - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Empreendedores ribeirinhos participam de laboratório de hotelaria e lançamento do Jirau de Produtos da Floresta no Ibis Aeroporto

Empreendedores ribeirinhos participam de laboratório de hotelaria e lançamento do Jirau de Produtos da Floresta no Ibis Aeroporto
junho 29, 2017 FAS

Empreendedores ribeirinhos participam de laboratório de hotelaria e lançamento do Jirau de Produtos da Floresta no Ibis Aeroporto

29/06/2017

 
Na noite da última terça-feira (28) o hotel Ibis Aeroporto, da Accorhotels, entrou para a história do empreendedorismo comunitário no Amazonas. Durante três dias, o hotel recebeu empreendedores do turismo de base comunitária apoiados pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) para um laboratório de hotelaria. A imersão foi encerrada com o lançamento da primeira franquia do Jirau de Produtos da Floresta.
Os empreendedores ribeirinhos participaram de uma imersão de hotelaria, aprendendo a teoria e a prática do atendimento de um hotel da Accorhotels. “Eles chegaram e foram recebidos como hóspedes, fizeram check-in e tudo. Ver na prática como é o atendimento faz toda a diferença na hora de atender e fizemos questão de oferecer essa experiência” comenta Alexandre Pereira, subgerente do hotel.
O grupo recebeu treinamentos na cozinha, nos quartos  e na recepção do hotel, passando por todos os estágios de uma estadia no Ibis. Na última terça-feira, o grande encerramento da imersão foi o lançamento do Jirau, com alguns produtos inclusive feitos por comunitários que participaram da imersão.
Um desses comunitários é Waldir Cavalcante, artesão e dono há cinco anos de uma pousada na comunidade de Nova Esperança, na RDS Puranga Conquista. Segundo ele, o maior desafio foi a dinâmica veloz do hotel. “Lá na pousada as coisas são mais tranquilas, a gente pesca o peixe para o almoço dos hóspedes e serve na hora”, afirma, “Aqui são muitos hóspedes o tempo todo, a cozinha não para, o ritmo é outro. Agora por exemplo, estou conversando com você enquanto monto esse salgado. Não dá pra parar!”, comenta rindo.
Para os gerentes do hotel, Alexandre Pereira e Daniel Betiol, a imersão foi também oportunidade de aprender com o conhecimento tradicional dos empreendedores ribeirinhos.
“Eles já tem uma experiência muito rica e a imersão permitiu alinhar esse conhecimento com as práticas de hotelaria de um grande hotel, como formas de receber os hóspedes, otimizar a produção na cozinha ou até mesmo arrumar uma cama” afirma Daniel.
Antes de receberem o grupo de ribeirinhos, os dois gerentes visitaram e se hospedaram em algumas das pousadas no interior. Depois de conhecerem os donos das pousadas e retomarem o contato na imersão, incorporaram algumas novidades aprendidas ao Ibis.
“Na pousada da comunidade de Três Unidos comi o melhor bolo de macaxeira da minha vida feito pela Vânia, que trabalha no restaurante da pousada” comenta. Uma das empreendedoras participantes da imersão, Vânia Lima dos Santos ensinou a receita do bolo à equipe e aos chefs do Ibis durante a semana, que foi servido já no café da manhã para os hóspedes. “O bolo foi um sucesso total. Já entrou no nosso cardápio” comentou Daniel.
Jirau de Produtos da Floresta
No noite de terça-feira (28), para o lançamento do Jirau de Produtos da Floresta, o menu foi elaborado em conjunto pelos comunitários e pela equipe do hotel. O lançamento teve ainda música ao vivo e a presença da equipe de empreendedorismo da FAS.
Jirau é um termo caboclo que designa a armação de madeira que usada nas comunidades como depósito de utensílio domésticos, secador de frutas ou fumeiro de peixe. Seguindo essa ideia, o Jirau de Produtos é um espaço feito de madeira, para exposição e venda de produto produzidos por comunitários da floresta, como artesanato, chocolate e redes.
O Ibis Aeroporto foi o primeiro hotel a receber o Jirau, uma iniciativa fruto da parceira da rede com a FAS e o Programa de Empreendedorismo Ribeirinho. Segundo Daniel Betiol, gerente do hotel, a inauguração marca uma importante etapa na política de valorização local da rede.
“Um dos pilares da Accor é ajudar no desenvolvimento da região, promovendo produtos de comunidades locais e até incorporando isso nos hoteis. A parceria com a FAS nos permitiu ir além e compartilhar nossa experiência em hotelaria com os comunitários de forma única” afirma Daniel.
O Jirau está localizado na entrada do restaurante do Ibis Aeroporto por tempo ilimitado. Todos os produtos expostos estão à venda e podem ser adquiridos diretamente na recepção do hotel, com renda revertida totalmente para os produtores da floresta.
 

Jirau de produtos na entrada do restaurante do Ibis (Foto: Thiago Looney/FAS)