Empreendimentos ribeirinhos de turismo participam de Laboratório de Marketing Digital no interior da Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Empreendimentos ribeirinhos de turismo participam de Laboratório de Marketing Digital no interior da Amazônia

Empreendimentos ribeirinhos de turismo participam de Laboratório de Marketing Digital no interior da Amazônia
junho 27, 2022 FAS

Empreendimentos ribeirinhos de turismo participam de Laboratório de Marketing Digital no interior da Amazônia

Objetivo é que os empreendedores consigam se comunicar de forma eficiente com o público por meio das plataformas digitais, e assim transmitir a experiência do turismo amazônico para os clientes. 

27/06/2022
Colaboradora da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), promovendo o Laboratório de Marketing Digital para diversos jovens de comunidades ribeirinhas.

Saber promover a marca e vender produtos e serviços no ambiente digital é essencial para um negócio de sucesso. Pensando nisso, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promoveu o Laboratório de Marketing Digital para o Turismo neste mês de junho na comunidade Tumbira, localizada a 64 km de Manaus. O evento foi direcionado para empreendimentos turísticos de comunidades da Amazônia. 

Participaram seis empreendimentos de quatro comunidades: Tumbira, Saracá e Santa Helena do Inglês, localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, e a comunidade Três Unidos, na Área de Proteção Ambiental (APA)  do Rio Negro. São eles Pousada do Garrido (Tumbira), Pousada Vista Rio Negro,  Pousada Toca do Tatu (Santa Helena do Inglês), Restaurante Encanto do Saracá (Saracá), Pousada Canto dos Pássaros e Restaurante Sumimi (Três Unidos).

O laboratório é a primeira etapa de uma Jornada de Marketing Digital a ser  realizada com os empreendimentos  ao longo dos próximos meses. Durante o treinamento inicial, promovido pela empresa Go Martins, os participantes tiveram uma imersão metodológica nos principais conteúdos relacionados ao marketing digital, como conceitos básicos do marketing, gestão de redes sociais e ferramentas de fotografia e edição de vídeos para melhorar a presença digital dos empreendimentos. 

O objetivo é que os empreendedores consigam se comunicar de forma eficiente com o público por meio das plataformas digitais, e assim transmitir a experiência do turismo amazônico para os clientes. 

Para o gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa), Wildney Mourão, o laboratório vai acelerar a retomada dos empreendimentos turísticos da Amazônia que sofreram impactos negativos durante a pandemia. 

“Essa retomada exige cada vez mais que os empreendedores consigam ter presença digital nas redes.Os empreendimentos têm um papel fundamental para conseguir conquistar e engajar o coração de quem quer visitar a Amazônia com mais segurança, credibilidade e confiança. Entendemos que as redes sociais são janelas de conexão, um start para relacionamento com os  turistas. A importância do laboratório é muito relevante, tanto para alcançar essa presença digital como também para os empreendedores terem um aprendizado novo sobre o marketing digital”, afirma. 

De acordo com Wildney, os empreendimentos aprendem a usar as redes sociais como ferramenta de transformação para melhorar a comunicação e a jornada do turista, o que cria maior atratividade de clientes e pode melhorar a renda de quem trabalha com turismo de base comunitária. 

“Isso pode gerar impacto financeiro, econômico e social muito importante para as pessoas que compõem a cadeia de serviços turísticos, pois elas passam a adquirir mais aprendizado, ganham força e presença digital e promovem transformação positiva para as comunidades que têm no turismo uma atividade principal de renda”, destaca. 

Aprendizados

O treinamento ajudou a participante Gisely Emily, do Restaurante Encanto do Saracá, a melhorar suas habilidades de redação. 

“Graças à oficina, consegui superar uma dificuldade minha na elaboração dos textos das publicações. Muitas vezes, não sabemos o que colocar na legenda das fotos, por mais simples que elas sejam. Eu entendi que se for feito um texto melhor elaborado, a publicação pode chamar mais atenção e atrair mais clientes”, compartilha.

Para Giovane Garrido, da Pousada do Garrido, a experiência deve ser perpetuada entre as comunidades que vivem do turismo. “O laboratório está nos trazendo a oportunidade de ampliar os nossos conhecimentos e pontos de vista sobre o mundo, além do conhecimento sobre divulgação, engajamento nas redes sociais etc. Acho importante esse processo de acompanhamento e que as práticas não se limitem aos três dias de oficina e também continuemos a estimular os jovens das comunidades a entenderem os conceitos de marketing digital”, diz o jovem. 

Jornada

A segunda etapa da Jornada de Marketing Digital é uma mentoria de três meses, onde os participantes serão acompanhados pelo produtor de conteúdo Felipe Martins, da empresa Go Martins, junto com a equipe da FAS. Toda a comunicação digital dos empreendimentos será avaliada, incluindo a rotina de postagens, processo criativo de construção de conteúdos,  fotografias e vídeos. 

Essa avaliação de performance dos participantes será feita por meio de um processo de gamificação, onde cada semana valerá uma pontuação a partir de critérios como qualidade das fotos, rotina de postagens, engajamento e presença digital. 

No final de setembro, acontece a terceira etapa do projeto, que consiste em um demoday com a apresentação dos resultados da Jornada e a evolução da comunicação digital dos empreendimentos durante a dinâmica de marketing.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

 

Créditos da foto: Felipe Martins