Escola Samsung participará da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Escola Samsung participará da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Escola Samsung participará da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
agosto 28, 2013 FAS

Escola Samsung participará da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

28/08/2013

Projetos de sustentabilidade executados por alunos ribeirinhos estiveram em destaque na prévia escolar da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, da Escola Samsung , realizada na Ultima sexta-feira, 23 . Alunos do 5° ao 8° ano participaram da iniciativa, que contou com a participação do consultor do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Cristiano Cunha, além de representantes da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).
O evento é uma preparação para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que possui prévia em quatro etapas. A primeira acontece no âmbito escolar, em instituições de ensino de todo o país até o dia 31 de agosto. Cada escola apresenta um projeto de ação, que será debatido em nível regional e estadual. Então, os projetos e representantes selecionados nesta esfera se tornam delegados na conferência nacional com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, que será realizada em novembro deste ano.
Na conferência do NCS Assy Manana, alunos apresentaram quatro projetos. O primeiro está voltado ao aproveitamento de resíduos sólidos gerados na rotina escolar, reutilizados em parceria com a Terra Cycle. O material recolhido é convertido em quantia que retorna para a própria escola.
Outro projeto aproveita a água da chuva nas atividades escolares. Com o slogan “Ãgua que cai do céu”, a iniciativa envolve funcionários, alunos, professores e comunidade no aproveitamento da água pluvial nos lavatórios da escola. Também foram apresentados projetos voltados ao uso de biodigestores, que aproveitam resíduos orgânicos das refeições escolares na adubagem da horta escolar, este foi o Ultimo projeto encabeçado pelos alunos.
Selecionados para representar a escola em nível estadual, o projeto de resíduos sólidos tem como delegados Andrey Santos da Costa (13) e Gisele Paulino dos Santos (12), do 7° ano. Andrey conta que os benefícios da coleta seletiva podem ser vistos no dia a dia.
“Ã? uma alegria muito grande nosso projeto ter sido escolhido. Além de reciclar, ele visa conscientizar as pessoas que o lixo tem um lugar certo. Isso deixa a escola limpa e traz melhorias pra nós mesmos”, comenta Andrey.
O consultor do Ministério do Meio Ambiente, Cristiano Cunha, comenta o objetivo das conferências realizadas inicialmente em âmbito escolar.
“O objetivo é trazer iniciativas dos alunos para a transformação das escolas do Brasil em espaços sustentáveis. Vemos aqui um exemplo de envolvimento dos alunos que certamente deve ser replicado, para que tenhamos escolas mais envolvidas e engajadas com o meio ambiente”, comenta.
Andrey e Gisele devem representar a APA do Rio Negro nos dias 26 e 27 de outubro na Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada em Manaus.