Esquenta da Virada Sustentável Manaus oferece programação cultural gratuita - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Esquenta da Virada Sustentável Manaus oferece programação cultural gratuita

Esquenta da Virada Sustentável Manaus oferece programação cultural gratuita
agosto 29, 2022 FAS

Esquenta da Virada Sustentável Manaus oferece programação cultural gratuita

29/08/2022
Espaço Sun Manauara, localizado no estacionamento vermelho do Manauara Shopping, em Manaus.

O “esquenta” da Virada Sustentável Manaus, considerado o maior festival de sustentabilidade da América Latina e que promove uma série de ações, e projetos em prol da conservação ambiental, acontecerá de 3 a 5 de setembro, das 17h às 21h, com uma edição especial da Feira da Fundação Amazônia Sustentável, popularmente conhecida como Feira da FAS, e programação cultural gratuita no Espaço Sun Manauara, localizado no estacionamento vermelho do Manauara Shopping.

O evento contará com a participação de 40 expositores com produtos diversos, além de uma programação cultural com shows, atividades para crianças, espaços interativos, aulas de yoga e DJs.

Além do apoio do Manauara Shopping, a iniciativa será realizada em parceria com o NOSSAS e o projeto “Amazônia de Pé”, que visa colher assinaturas para a criação de uma uma lei de iniciativa popular que destina quase 50 milhões de hectares de florestas públicas na Amazônia para proteção dos povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e Unidades de Conservação (UCs).

A programação da Feira da FAS começa no dia 3 de setembro, às 17h, com uma aula de yoga no deck do Sun Manauara, ao pôr do sol.  Às 17h45, ocorrerá a abertura oficial do evento com a apresentação de um vídeo institucional da Virada Sustentável Manaus, mostrando o festival e suas principais atividades.

Às 17h, a DJ Llluaninha começa o seu set com hits eletrônicos e, às 19h, o evento receberá o show do Trio All to All, formado pelos artistas Andryw, Wliel e Robert, que buscam um novo significado para a harmonia, ritmo e melodia.

No dia 4 de setembro, das 17h às 17h45, o evento terá uma prática de yoga e, das 17h às 21h, a apresentação da DJ Ariana Paes mostrando um set com house, disco, eletro e outros ritmos eletrônicos. O rapper Jander Manauara será a atração principal do segundo dia, com hits do seu Album “Do Rip Rap ao flutuante”, que é baseado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, sobre “vidas debaixo d ‘água”.

Já no dia 5 de setembro, feriado em homenagem à Elevação do Estado do Amazonas à Categoria de Província e  comemoração nacional do Dia da Amazônia, as atividades começam com yoga ao pôr do sol, às 17h. Em seguida, a DJ Seveniza comandará o evento com seu repertório de músicas leves e dançantes. Para finalizar, a cantora Márcia Novo fará um show especial com uma mistura de ritmos regionais e composições autorais.

Ainda no dia 5, no Largo São Sebastião, às 15h30, haverá um ato simbólico da Virada Sustentável Manaus, com a abertura de uma bandeira enorme com a descrição do projeto “Amazônia de Pé”. A ação terá o apoio de 20 voluntários e será transmitida pelas redes sociais da FAS.

programação do esquenta da Virada Sustentável Manaus também contará com o Espaço do Conselho Criativo, formado por organizações e voluntários que criam, conjuntamente, a Virada Sustentável de ManausTodos os dias, a partir das 18h, o público presente poderá acompanhar diferentes atividades. No dia 3, acontece o “Monólogo de um corpo gordo” seguido do Desfile dos Corpos Reais; no dia 4, a “Batalha das Minas”, movimento de hip hop que pretende agitar o evento, e no último dia, 5 de setembro, a roda de conversa “Reciclagem no dia a dia, o que é e como usar?” vai trazer o debate sobre o descarte correto de resíduos para a população.  

“Estamos felizes em apresentar a sociedade um tema tão relevante e pertinente em nossa atualidade, que é o respeito às florestas e ao meio ambiente, e como devemos passar isso para as gerações futuras. Em um espaço diferente e dinâmicas especiais, acreditamos que os resultados da Feira da FAS, com o esquenta da Virada Sustentável Manaus e parceria com o Manauara Shopping e o projeto Amazônia de Pé, serão excelentes e honrarão nossos objetivos”, comenta a supervisora da Coordenadoria Cidades Sustentáveis da FAS e responsável pela realização da feira, Cristine Rescarolli.

Sobre a Virada

A Virada Sustentável Manaus é corealizada pela FAS e é conhecida por reunir centenas de voluntários em prol de uma cidade mais verde e sustentável. Neste ano, acontecerá de 3 a 6 de novembro, com várias atividades em todas as zonas de Manaus. A programação completa será anunciada em breve.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

 

Créditos da imagem: Divulgação Manauara Shopping