Estratégias da FAS, Ceclima e CEUC são discutidas em oficina - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Estratégias da FAS, Ceclima e CEUC são discutidas em oficina

Estratégias da FAS, Ceclima e CEUC são discutidas em oficina
julho 13, 2012 FAS

Estratégias da FAS, Ceclima e CEUC são discutidas em oficina

13/07/2012

Colaboradores da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima) e do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) estiveram reunidos nesta sexta-feira (13), para debater os avanços e desafios das políticas de meio ambiente adotadas no Estado. Na ocasião estiveram presentes o Superintendente Geral da FAS, Virgílio Viana, a secretária de Meio Ambiente do Amazonas, Nádia Ferreira e o coordenador geral do Ceclima, João Talocchi.

Estiveram em pauta questões como os projetos de Energia implementados pelas duas instituições, além das políticas de combate ao desmatamento, queimadas e de educação ambiental no Amazonas.

Também foi discutida a política de serviços ambientais em execução pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), bem como os projetos de carbono alavancados na região. Receberam destaque as ferramentas de monitoramento do Programa Bolsa Floresta (PBF), administrado pela FAS e que beneficia cerca de 35 mil  famílias em 15 unidades conservação.

Por meio de uma parceria de pesquisa com o Centro Internacional de Pesquisa Florestal – CIFOR foi possível avaliar a efetividade do Programa Bolsa Floresta no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas, com destaque para aumento de renda e significativa redução do desmatamento.

Ao celebrar os cinco anos do Programa Bolsa Floresta, a FAS se comprometeu a realizar, em novembro deste ano, seminário pUblico em conjunto com a SDS para apresentação dos resultados de impactos obtidos através do monitoramento do programa.