Evento em Manaus destaca experiências em economia criativa, turismo sustentável e bioeconomia na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Evento em Manaus destaca experiências em economia criativa, turismo sustentável e bioeconomia na Amazônia

Evento em Manaus destaca experiências em economia criativa, turismo sustentável e bioeconomia na Amazônia
novembro 22, 2022 FAS

Evento em Manaus destaca experiências em economia criativa, turismo sustentável e bioeconomia na Amazônia

22/11/2022
Exposição de artesanatos produzidos pelo projeto Jirau da Amazônia que tem o apoio da Fundação Amazônia Sustentável.

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma das instituições com participação confirmada no 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (FIINSA), evento que tem o objetivo de reunir empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil e outros atores que integram o ecossistema de impacto na região para debater caminhos, oportunidades e desafios para o desenvolvimento do ecossistema de impacto amazônico, a bioeconomia e o futuro da floresta. O 2º FIINSA ocorre nos dias 29 e 30 de novembro, em Manaus.  

Na programação, que inclui palestras, oficinas práticas e sessões de pitch para investidores e financiadores, a FAS participa em três espaços e dois painéis para o público. Os parceiros da FAS, SAP Brasil e Americanas, também estão inclusos na programação do festival. As inscrições para participar do FIINSA estão abertas por meio do site Sympla (https://abre.ai/faz5), com valores a partir de R$ 150. 

“O FIINSA é um evento valioso para o fomento de negócios sustentáveis que geram impacto positivo e benefícios para a floresta e as populações que vivem e trabalham nela. A FAS vai levar sua visão e experiência em segmentos da bioeconomia, economia criativa e turismo de base comunitária para, juntos, ajudarmos a desenvolver o ecossistema de impacto na região amazônica”, afirma Wildney Mourão, gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia na FAS. 

Plenárias 

No dia 29 de novembro, a partir das 11h30, o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, modera o painel “Caminhos possíveis: alternativas para se construir uma nova economia”. A sessão terá a participação da responsável pela Gerência de Soluções Baseadas na Natureza da Vale, Patricia Daros; da doutora em Ecologia de Ecossistemas e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Rita Mesquita; e do coordenador do Portfólio de Economia Carbono Zero no Instituto Clima e Sociedade (iCS), Gustavo Pinheiro.  

No mesmo dia, a partir das 17h30, Wildney Mourão será o moderador do painel “O turismo de base comunitária na Amazônia – avanços, desafios e oportunidades de investimento”. Participam do painel o fundador e CEO do VivaLá, Daniel Cabrera; o empreendedor da Comunidade Tumbira, Roberto Garrido; e a doutora e mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, e membro do Fórum de Turismo de Base Comunitária do Rio Negro (AM), Susy Simonetti. 

A Americanas S.A., parceira da FAS em diversas iniciativas e patrocinadora do evento, participa do painel “Acesso a mercados para produtos da bioeconomia: desafios de comercialização, logística e distribuição”. A  coordenadora de sustentabilidade da Americanas S.A., Mariana Araújo, representa a organização, ao lado de Adriane Basile, do Mercado Livre, Geyce Ferreira, da Bemol, e Manuel Rodrigues, da Sattva. A moderação é de Floriana Breyer, da Climate Ventures. A sessão ocorre no dia 29, às 16h30. 

“É muito importante e um grande prazer poder representar a Americanas S.A. nesse evento. A parceria com a FAS é elevar o protagonismo e instrumentalizar as comunidades ribeirinhas e tradicionais da Amazônia para a sua atuação como agentes de conservação da riqueza do bioma amazônico – o que tem rendido grandes avanços. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas estamos conseguindo crescer e nos desenvolver cada vez mais como uma companhia sustentável. Somos uma companhia que impacta milhões de brasileiros com o nosso negócio, e temos o compromisso de ser espelho e gerar impacto positivo na sociedade.”  – Mariana Araújo, coordenadora de sustentabilidade. 

No dia 30, a partir das 11h30, a SAP Brasil participa do painel “Atuação de grandes empresas e as pautas de ESG e investimento social privado na Amazônia”. A moderação será feita pela pesquisadora do Idesam, Mariana Pavan, e terá a participação da diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil,  Luciana Cohen, e do diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.  

Mercado Sustentável 

A FAS ocupa ainda o Espaço Mercado Sustentável, onde terá o estande do Jirau da Amazônia com exposição e comercialização de produtos da economia criativa, de artesanato e de turismo de base comunitária. Além disso, o espaço terá a comercialização de outros produtos de bioeconomia apoiados pela FAS, como a Farinha Ribeirinha de Uarini e o Guaraná. Também acontecerá o lançamento de três produtos à base de cacau: as geleias de cacau, cacau com cupuaçu e cacau com banana. Empreendedores ribeirinhos participarão do espaço, apresentando os seus produtos 

A FAS também contará com um estande institucional para ampliar o relacionamento com o público, prospectar parcerias e viabilizar novos projetos voltados para o empreendedorismo, inovação e investimento de impacto para a Amazônia.  

 Sobre o FIINSA 

Realizado pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e pelo Impact Hub Manaus, o 2º FIINSA é evento é correalizado pela AMAZ aceleradora de impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Uma Concertação pela Amazônia. Tem patrocínio do Fundo Vale, Instituto Clima & Sociedade (iCS), Partnerships For Forests, Uk Government, Amazon Investor Coalition, Fundo JBS pela Amazônia, Americanas S.A, SAP e Instituto Sabin, além do apoio de vários parceiros. Para mais informações, acesse https://fiinsa.org.br. 

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus (AM), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.  

Sobre a Americanas S.A.   

A Americanas S.A. está presente no dia a dia dos brasileiros há mais de 90 anos, somando o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas. Somos uma multiplataforma de inovação tecnológica capaz de entregar uma experiência de consumo cada dia mais fluida. Com uma base de 53 milhões de clientes ativos nos sites e aplicativos da Americanas, Submarino, Shoptime e Soub!, e um time de mais de 40 mil associados, oferecemos mais de 175 milhões de itens e contamos com 3,6 milhões de parceiros entre fornecedores, estabelecimentos e lojistas marketplace. O aplicativo da Ame, nossa plataforma financeira que oferece meios de pagamento digitais, crédito e produtos e serviços financeiros e não financeiros, já registrou mais de 37 milhões de downloads. Somamos 2,5 milhões de m2 de área total entre os 25 centros de distribuição e mais de 200 unidades operacionais de logística, além das mais de 3.500 lojas físicas das marcas Americanas, Hortifruti Natural da Terra, Imaginarium e Puket e a da Vem Conveniência – que reúne as marcas BR Mania e Local. Para reforçar o seu compromisso com o impacto positivo e as gerações futuras, a Americanas S.A. atua em linha com os compromissos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) até o ano de 2030, é signatária do Pacto Global e do Pacto de Empoderamento Feminino, ambos da ONU; assinou a Coalizão da Equidade Racial e de Gênero, do Instituto Ethos; e é integrante da coalização MOVER – Movimento Pela Equidade Racial, que prevê gerar 10 mil cargos de liderança para pessoas negras até 2030. Em 2021, a companhia conquistou, pelo oitavo ano consecutivo, a participação na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 – bolsa de valores oficial do Brasil -, e pela primeira vez, passou a integra o Dow Jones Sustainability Index (DJSI 2021) – indicador global de performance financeira das empresas líderes em sustentabilidade no mundo -, reforçando o compromisso em desenvolver iniciativas e programas que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente.   


Vagas de emprego em Manaus