Famílias são beneficiadas com o Manejo Florestal executado pela FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Famílias são beneficiadas com o Manejo Florestal executado pela FAS

Famílias são beneficiadas com o Manejo Florestal executado pela FAS
maio 2, 2011 FAS

Famílias são beneficiadas com o Manejo Florestal executado pela FAS

02/05/2011

O sistema de organização dos Planos de Manejo Simplificado de Pequena Escala favorece em média 280 famílias de 14 comunidades das 19 existentes na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro (RDS Rio Negro).  Esse sistema é executado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), por meio do componente Renda do Programa Bolsa Floresta, com parceria do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

As 14 comunidades envolvidas nessa atividade possuem aproximadamente 4.681,7 m3 de madeira em tora e 2.106,7 m3 em serrada para serem explorados, em 2011/2012, de acordo com a Autorização de Colheita Florestal (ACOF) emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

Plano de manejo beneficiará famílias da RDS Rio Negro (Crédito: Fernanda Martins)

Todas as comunidades da Reserva têm um detentor, responsável pelo Plano de Manejo, que monitora o Documento de Origem Florestal (DOF), nota fiscal, comercialização, negociação, acompanhamento do processo de exploração até a entrega do produto ao comprador.

O método de renovação das Licenças de Operação (LO) pode ser realizado anualmente sendo solicitada junto ao IPAAM.  A LO aprova o início das atividades de corte, arraste e permite o acesso ao DOF visando à autorização do transporte para a colheita florestal.

Cada plano possui uma área de 500 ha, dividida em 25 ha/ano, por um período de 10 anos. O processo de regeneração da vegetação é por meio natural e os resíduos originados são deixados na área explorada para fins ambientais.

Plano de manejo

Alunos do curso de capacitação para o uso da Ecosserra Flex

Outra atividade referente ao Plano de Manejo Florestal é a Rodada de Negócios, que visa promover a comercialização da madeira de origem legal. O evento promove uma pré-intenção de compra e venda entre os detentores de Plano de Manejo da Reserva e o pólo moveleiro de Manaus, Manacapuru e Novo Airão. A ação conta também com o apoio da FAS, IDAM, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC).

A FAS realiza também o acompanhamento do DOF, preço de venda e a emissão da nota. No cronograma de 2011, a Fundação está programando os cursos de informática básica e Ecosserraflex para capacitar os motosserristas, assim como a aquisição de Equipamentos de Segurança Individual (EPI´s), visando à melhoria na produtividade e a gestão do negócio aplicada aos Planos de Manejos Florestais da Reserva.

 Curso de Capacitação –

Seguindo o planejamento de ações executadas pela FAS para os Planos de Manejo de Pequena Escala nas 14 comunidades da RDS do Rio Negro, aconteceu nos dias 27 e 28 de abril, na comunidade de Tumbira, o curso de capacitação para o uso da Ecosserra Flex com 30 moradores. A atividade contou com a apresentação teorica, montage e manuseio do equipamento.