FAS colabora na criação de norma sobre mercado de carbono - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS colabora na criação de norma sobre mercado de carbono

FAS colabora na criação de norma sobre mercado de carbono
maio 19, 2011 FAS

FAS colabora na criação de norma sobre mercado de carbono

19/05/2011

Em 2010, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) convidou a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), entre outras instituições do País, para participar da Comissão de Estudo Especial de Mercado Voluntário de Carbono (ABNT/CEE-146) visando à elaboração de uma Norma Brasileira (NBR).

Próximo a completar um ano de intensas discussões, revisões e versões, a ABNT lançou na segunda-feira, dia 16, a NBR 15948:2011 com o título “Mercado voluntário de carbono – Princípios, requisitos e orientações para comercialização de reduções verificadas de emissões”.

Essa Norma especifica princípios, requisitos e orientações para a comercialização de reduções verificadas de emissões (RVEs) no mercado voluntário de carbono brasileiro. Ela inclui requisitos para elegibilidade das reduções de emissões, transparência de informações, e registro de projetos e de RVE.

O coordenador de Projetos Especiais da FAS, Victor Salviati, participou como colaborador da Norma e explica que “a FAS integrou na comissão pelo seu relevante papel internacional nas discussões sobre o mercado de carbono e igualmente como desenvolvedora de projetos”. Para Victor o avanço protagonizado pela ABNT, com demais colaboradores, destaca o Brasil como incentivador do mercado voluntário de carbono.

Na reunião de conclusão da Norma, a ABNT demonstrou interesse em desenvolver um trabalho similar para os projetos de redução de emissões derivados de desmatamento e degradação florestal, conservação, manejo sustentável e o aumento do estoque de carbono (REDD+).

“O País é um dos líderes nos debates internacionais sobre o clima e também por mostrar  potencial em projetos florestais. A criação desta nova comissão, direcionada aos projetos de REDD+, resultará em excelentes resultados nacionais e a FAS será também colaboradora desta iniciativa”, destaca Gabriel Ribenboim, Gerente de Projetos Especiais e também colaborador da Norma.

 Acesse a NBR 15948:2011 clicando aqui.

 Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

A ABNT é a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

Para mais informações sobre ABNT acesse: http://www.abnt.org.br/